NiTfm live

Alimentação Saudável

Estes muffins preparam-se em menos de 5 minutos — e são para comer sem culpa

São muito simples de preparar e pode guardar no frigorífico e aquecer durante algumas manhãs para o pequeno-almoço.
Deliciosos.

O nome muffin vem da palavra francesa “moufflet” usada para descrever pão macio. Quando os muffins surgiram no Reino Unido, entre o século X e o século XI, era precisamente um pão e não um bolo.

Os dois tipos de muffins mais comuns são o inglês e o americano. Os ingleses surgiram com massa fermentada de pão, em forma achatada e eram assados numa chapa quente para serem comidos com geleia e acompanhados de um chá.

Ficam assim.

Já os americanos, são semelhantes ao que hoje é mais conhecido. Surgiram como bolinhos, feitos em formas individuais e cozidos no forno. Apesar de deliciosos, estes bolos têm açúcar e hidratos de carbono.

A nutricionista Maria Gama, autora do blogue NiT “Põe-te na Linha”, criou uma receita de muffins de cenoura que se preparam em menos de cinco minutos e que pode comer sem culpa.

São muito simples de preparar, saudáveis, deliciosos e muito práticos. É que os pode guardar no frigorífico e ir comendo durante a semana. Basta antes do pequeno-almoço aquecê-los no forno ou microondas.

Do que precisa

— Quatro cenouras;
— 150 gramas de farinha de aveia;
— Três ovos;
— 100 mililitros de água ou leite magro;
— Mirtilos;
— Uma banana madura.

Como se faz

Coloque todos os ingredientes no processador de alimentos e triture. Distribua por formas de silicone e coloque mirtilos. Leve ao forno pré-aquecido a 180⁰C, cerca de 20 minutos.

Entretanto, carregue na galeria e descubra seis receitas de muffins que pode comer todos os dias sem risco de engordar.