NiTfm live

Alimentação Saudável

Este pão faz-se com o melhor queijo de todos para quem quer emagrecer

E só precisa de sete ingredientes fáceis de encontrar no supermercado.
Não vai querer outra coisa.

Há um queijo muito popular, sobretudo, entre pessoas que procuram adotar um estilo de vida saudável. A razão está relacionada com o facto de ser rico em proteína, baixo em gordura e muito versátil, já que pode ser usado em várias receitas. Uma delas é pão, o grande monstro da alimentação para quem quer emagrecer.

Estamos a falar do queijo cottage. É uma versão branca de sabor levemente ácido e com uma textura cremosa.

Ficam uma delícia.

A proteína presente neste alimento promove a sensação de saciedade. Isto quer dizer que vai tirar-lhe a fome durante mais tempo, o que fará com que coma menos e, consequentemente, consiga emagrecer.

“Também é rico em cálcio e selénio. No caso do cálcio, ele ajuda a reduzir a acumulação de gordura corporal. Já o selénio tem propriedades antioxidantes. Fósforo e vitamina B12 são outros minerais presentes em quantidades significativas”, diz à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

De acordo com a especialista, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, este queijo é ainda um ótimo aliado no aumento de massa muscular. É que o cottage contém caseína na sua composição — uma proteína de absorção lenta que promove o ganho de massa muscular e previne o catabolismo (quando não temos energia e o corpo tende a entrar num processo de destruição muscular). No caso dos desportistas, consumir o cottage antes de dormir pode ser uma boa opção.

Agora que conhece todos os benefícios deste tipo de queijo, tome nota da receita de pão de queijo cottage sugerida pelo blogue “Receitas da Gi“.

Do que precisa (para oito pães pequenos)

— 100 mililitros de claras;
— Dois ovos;
— 200 gramas de queijo cottage;
— 100 gramas de polvilho doce;
— Uma colher de café fermento em pó;
— Sal;
— Uma colher de sopa sementes de chia (opcional).

Como se faz

Comece por bater todos os ingredientes, à excepção do fermento, na liquidificadora ou com a ajuda da varinha. Depois, junte o fermento e volte a bater. Distribua a massa por oito formas de queques (de silicone) e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus, durante 30 minutos.

Dica: pode deixar a massa repousar durante 30 minutos e só depois fazer bolinhas.

Carregue na galeria para descobrir outras receitas onde pode incluir o popular queijo para quem quer emagrecer.