Alimentação Saudável

Este é o tipo de queijo mais calórico — e que deve evitar incluir nas refeições

A NiT revela o valor energético de seis tipos de queijo. Veja em que lugar da lista está o seu favorito.
Talvez tenha algumas surpresas.

Quem não gosta de queijo, tem o problema resolvido. No entanto, quem não vive sem este alimento — e que até é capaz de o comer sem mais nada —, enfrenta um problema para o resto da vida: saber quando parar. É que o queijo pode ser viciante e, quando mal escolhido, pode mesmo comprometer a saúde e a dieta.

“É um alimento rico em gordura que deve ser consumido com muito cuidado”, alertou a nutricionista Maria Gama, autora do blogue NiT “Põe-te na Linha”, num artigo em que nos falou de alimentos a evitar numa salada quando o objetivo é emagrecer.

A especialista, por exemplo, é fã deste alimento, sendo que normalmente opta pelo queijo fresco. “Mas normalmente consumo mais ao pequeno-almoço e aos lanches, não à refeição”, confessa.

O que é certo é que nem toda a gente tem capacidade para o dispensar nas saladas e noutros pratos principais. Portanto, a dúvida passa por perceber qual é, afinal, a melhor opção.

Recentemente, a Deco Proteste partilhou no seu site oficial uma lista com as calorias de cada tipo de queijo por cada 100 gramas de produto. “Os queijos light e o queijo fresco têm menos gordura e, por isso, são a melhor opção para quem quer manter a linha”, explica a associação.

No entanto, existem outras versões, que provavelmente está entre as suas favoritas, que apresentam maior teor de gordura, sendo, por isso, os mais calóricos. O queijo com o valor energético mais elevado chega às 355 calorias por cada 100 gramas. Já o mais baixo soma 101 pela mesma quantidade — são menos 254 calorias, o que é uma diferença gigante.

“Quando comprar queijo fresco, prefira os produtos dos expositores com temperatura inferior a cinco graus e evite os dos expositores onde a temperatura não está visível. Não compre queijo fresco a granel, pois está muito sujeito a contaminações. Grávidas, crianças, idosos e pessoas com o sistema imunitário enfraquecido devem ter cuidados redobrados”, alerta a Deco.

Carregue na galeria para descobrir, então, as calorias de cada tipo de queijo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT