NiTfm live

Alimentação Saudável

Descobrimos o tipo de bolacha com mais calorias à venda nos supermercados

Tem 562 calorias e 30,5 gramas de açúcar por cada 100 gramas. Veja qual é.
Será que são estas?

É raro um plano alimentar saudável incluir bolachas, à exceção, claro, das versões caseiras. É que a maioria dos produtos que encontramos à venda nos supermercados estão cheios de calorias, açúcar refinado, farinhas refinadas, gorduras, pouco saudáveis, aditivos, corantes e sal. Mas haverá, de uma forma geral, um tipo de bolacha que se destaque mais negativamente?

Com a ajuda dos dados disponíveis no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), encontrámos os valores nutricionais de dez variedades: água e sal; aveia; baunilha; “Belga”; chocolate; “Cream Cracker”; integral (trigo); manteiga, Maria e torrada.

Todas têm mais de 400 calorias por cada 100 gramas. Mas há um tipo que chega às 562 calorias e 30,5 gramas de açúcar pela mesma quantidade.

A versão de aveia, por exemplo, embora tenha muito menos açúcar — 3,0 gramas por cada 100 de produto —, tem mais valor energético do que é recomendado para o jantar de um adulto saudável, ou seja, 400 calorias.

É claro que os valores de cada uma variam de marca para marca. Contudo, neste caso apresenta-se uma média.

Carregue na galeria para conhecer, então, o tipo de bolacha com mais calorias à venda nos supermercados. Atenção: algumas imagens são meramente ilustrativas.