Alimentação Saudável

Este é o novo pão da moda nos supermercados — e é saudável

Existe em mais de dez variedades. A nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida explica este fenómeno.
Este é de aveia integral.

Em janeiro deste ano, a NiT detetou uma tendência: toda a gente andava a comer bolachas Marinheiras para manter a dieta. Mais recentemente, percebemos também que há um tipo de iogurte que é cada vez mais popular — e não é o Skyr. Agora, há um pão que está na moda — e que muitas vezes esgota nos supermercados.

Estamos a falar do pão da marca Miolo, que é totalmente biológico. Por outras palavras, é livre de pesticidas e adubos químicos. Segundo a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, autora do blogue NiT “Loveat”, trata-se de uma opção mais saudável para o consumo humano, o ecossistema agrícola e para o ambiente.

“São vários os estudos que referem que os alimentos biológicos fornecem quantidade significativamente mais elevada de vitamina C, ferro, magnésio e fósforo, quando comparados com iguais versões de alimentos não biológicos”, esclarece a especialista.

Contêm também um nível mais elevado de fitoquímicos — conhecidos pela sua capacidade antioxidante e protetora. Por isso mesmo, estamos perante um pão mais nutritivo.

No caso do pão de marca portuguesa, aquilo que distingue os seus produtos é a escolha dos ingredientes. Como a Miolo explica no site oficial, são usados métodos de produção ancestrais e de fermentação natural. A fermentação natural consiste em misturar água e farinha e deixá-las a repousar enquanto a levedura do ar inicia a sua fermentação. Quando este processo acontece, a mistura ganha o aroma característico do pão e borbulha.

Existem 12 variedades.

“A seleção rigorosa de ingredientes, combinada com a fermentação natural, confere ao nosso pão, além de uma maior riqueza nutricional, uma alta digestibilidade e um menor índice glicémico, mas também um sabor, textura e aromas únicos”, pode ler-se no site da marca.

Em vez de trigo comum — normalmente colocado de parte quando o objetivo é emagrecer e ser mais saudável —, são usados outros cereais como espelta, centeio e kamut. Existem, ainda, os pães de azeitona e o de tâmaras com nozes que continuam a ter glúten.

Segundo a especialista NiT, para quem quer evitar esta proteína, há excelentes alternativas: pães de arroz, beterraba, alfarroba, cenoura, aveia, avelã e trigo sarraceno, batata doce e milho, break quinoa e, ainda, uma versão low carb (mais baixa em hidratos de carbono).

Entre tantas opções por onde escolher, a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida destaca uma ideal para quem quer emagrecer mas não dispensa o pão na sua alimentação: a versão low carb, que é feita com trigo sarraceno, amêndoa e farinha de maçã.

“Uma porção ideal ronda as 70 a 80 gramas por dia e tem cerca de 180 calorias”, revela.

Este pão também faz parte da alimentação de caras conhecidas das redes sociais, como é o caso da YouTuber AliceTrewinnard, formada em nutrição, que mostrou há uns meses o seu antes e depois sem recurso a dietas malucas. 

Os pães da Miolo estão à venda em lojas espalhadas por todo o País, como os supermercados Jumbo, El Corte Inglés, Celeiro e a cadeia Go Natural. Os preços variam, normalmente, entre os 3,20€ e os 4,90€.

Carregue na galeria para conhecer ao pormenor alguns dos pães disponíveis, assim como os seus valores nutricionais.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT