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Alimentação Saudável

Este arroz doce faz-se com tapioca — e é mais saudável (e delicioso)

É uma alternativa para comer sem culpas. Não contém glúten nem lacticínios.
Que maravilha.

A época do Natal está carregada de pratos e sobremesas divinais, mas também cheias de açúcar, gordura e hidratos de carbono. O arroz doce é uma das sobremesas mais típicas da culinária portuguesa e que se encontra em quase todos os restaurantes do País. Feito com arroz, leite, açúcar, gemas e muita canela, é uma verdadeira bomba calórica.

A autora do blogue NiT “Mamã Paleo“, criou uma receita substituta — igualmente deliciosa mas mais saudável. É uma tapioca doce que surgiu ao acaso, quando Ana S. Guerreiro se enganou e, em vez de comprar tapioca hidratada para fazer na frigideira, trouxe para casa a versão granulada.

O resultado final.

E assim nasceu uma sobremesa que pode comer sem culpa. Vai precisar de dez ingredientes para replicar esta alternativa, que também não contém glúten nem lacticínios.

Do que precisa

— 150 gramas de tapioca;
— Meio litro de água;
— Uma lata de 400 mililitros de leite de coco 85 por cento dissolvida em 500 mililitros de água;
— Duas colheres de sopa de açúcar de coco, xilitol ou stevia pura;
— Quatro gemas;
— Duas colheres de sopa de óleo de coco;
— Casca de limão;
— Pau de canela;
— Raspa de vagem de baunilha;
— Pitada de sal.

Como se faz

Hidrate a tapioca na água, e deixe-a absorver completamente (mais ou menos uma hora). Ferva o leite, com o pau de canela, o açúcar, o óleo, o sal, a vagem de baunilha e as cascas de limão. Retire um pouco do leite, deixe arrefecer e dissolva bem com as gemas. Junte tudo à tapioca hidratada, misture bem e leve ao lume. Mexa em lume brando até obter a consistência do habitual arroz doce (cerca de 15 a 20 minutos).

Distribua o preparado por várias taças, decore com canela em pó e sirva frio.

Entretanto, carregue na galeria para descobrir outras dez sobremesas diferentes e mais saudáveis que pode experimentar este Natal.