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Alimentação Saudável

Estas gomas preparam-se em 2 minutos — e não estragam a dieta

A sugestão da nutricionista Sónia Marcelo não contém açúcar e é deliciosa. Mas o seu consumo também deve ser moderado.
Os ursinhos estão entre as formas mais famosas.

Toda a gente sabe que não são amigas da dieta nem da saúde, mas ninguém lhes resiste. É que as gomas têm aquele efeito inexplicável: só conseguimos parar de comer quando não sobra nenhuma para contar a história. Qual é a solução? Fazer uma versão saudável — e sim, isso é mesmo possível.

O objetivo é fugir às quantidades gigantes de açúcar e aditivos que, como se sabe, além de prejudicarem os dentes, aumentam o risco de doenças crónicas, desde diabetes à obesidade.

Pode fazer no formato que preferir.

Qual é o truque? Recorrer à gelatina. Assim, consegue-se uma alternativa deliciosa e sem açúcar. A melhor parte é que só precisa de dois minutos para preparar a receita da nutricionista Sónia Marcelo, autora do blogue “Dicas de Uma Dietista”.

Do que precisa

— Uma saqueta de gelatina com zero por cento de açúcar;
— Uma folha de gelatina neutra (ou dez gramas em pó);
— 150 mililitros de água quente.

Como se faz

Comece por dissolver a saqueta de gelatina na água quente. Depois, adicione a gelatina neutra. Mexa bem, coloque em formas de silicone e leve ao frigorífico, durante cerca de uma hora e meia. Há quem polvilhe com adoçante em pó mas, segundo a nutricionista, não é necessário.

Se ainda não está convencido com esta alternativa, assuste-se com os tipos de gomas que contêm mais açúcar, da décima para a primeira posição. Carregue na galeria para descobrir a lista negra.