Alimentação Saudável

Esta tarte de lima não tem açúcar e não precisa de ir ao forno

É a receita ideal para comer sem qualquer tipo de culpa. Que maravilha.

Vai ficar tão bonito que nem temos coragem de comer.

Facto: não vamos deixar de comer doces. Na verdade, nem temos de fazê-lo. Seguir uma dieta rigorosa não significa que vamos ficar deprimidos, tristes e amargos. Basta fazer as trocas certas e pronto, pode comer (quase) tudo o que quiser. Já lhe demos, por exemplo, a receita de uma tarte de chocolate fit, uma versão saudável de leite condensado e uma mousse de manteiga de amendoim vegan. Conclusão: nada é impossível.

Para que não lhe faltem receitas — sempre fáceis e rápidas de preparar —, a NiT tem mais uma. É uma tarte de lima que não tem açúcar, é vegan e ideal para os dias quentes.

Bónus: não precisa de ir ao forno e é isenta de lactose. O que é que podemos pedir mais? Só mesmo a receita que a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, partilhou connosco. Tome nota.

Ingredientes:

Base
— 90 gramas de tâmaras descaroçadas;
— 75 gramas de caju;
— Uma colher de sopa de óleo de coco derretido;
— Uma pitada de sal.

Recheio
— Dois abacates maduros, sem caroço e sem casca;
— 300 gramas de banana congelada;
— Duas colheres de sopa de mel (para opção vegan pode optar por agave ou xarope de milho ou arroz);
— 120 mililitros de sumo de lima;
— Uma colher de sopa de extrato de baunilha;
— Uma colher de sopa de raspa de lima.

Modo de preparação:

Retire as bananas do congelador e deixe descongelar parcialmente. Depois, coloque no processador as tâmaras, o caju, o óleo de coco e a pitada de sal. Triture. Coloque esta mistura em formas e pressione bem com os dedos.

De seguida, reduza a puré todos os ingredientes do recheio e deite sobre a base. Se necessário, para tornar a receita mais doce, adicione mais banana ou mel.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo