NiTfm live

Alimentação Saudável

Esta tarte com sabor a Twix (low carb e saudável) vai mudar a sua vida

A sugestão do blogue "Panelinha de Sabores" é uma ótima opção para fazer uma sobremesa surpreendente.
Ninguém vai acreditar que é mesmo saudável.

Seja em almoços, lanches ou jantares de família, nunca pode faltar um doce na mesa. Para quem procura uma alternativa saudável e surpreendente, existe uma tarte que, embora não tenha o famoso Twix na sua composição, parece feita com esse chocolate. Conheça a proposta do blogue “Panelinha de Sabores”, que também é low carb (baixa em hidratos de carbono).

“Consegui que cada fatia desta fantástica tarte, normalmente muito calórica, seja nas versões saudáveis ou não, tenha 134 calorias. Este valor é para a tarte feita com adoçante stevia na base e cobertura de chocolate. Se toda a tarte for feita com, por exemplo, mel, cada fatia passa a 170 calorias, o que também não é nada comparado com as habituais mais de 250 da grande maioria das receitas saudáveis que se vê por aí”, explica à NiT a autora da receita, Sandra Nereu.

O resultado final.

Para conseguir uma tarte pouco calórica, mas deliciosa, foram necessários mais truques: criar um caramelo de tâmaras em que não se sente o sabor deste alimento e recorrer à farinha de coco. Descubra tudo aquilo que vai precisar para fazer a receita numa forma de fundo amovível de 22 a 24 centímetros de diâmetro.

Do que precisa

Para a base
— Dois ovos;
— Três quartos de caneca de iogurte grego ou puré de maça (180 mililitros no copo medidor);
— Quatro colheres de sopa de stevia liquida;
— Três quartos de caneca de farinha de coco (180 mililitros no copo medidor ou 84 gramas);
— Uma colher de chá de farinha de alfarroba.
Para o recheio
— 200 gramas de tâmaras demolhadas em 150 mililitros de água ou café/descafeinado quente;
— Uma colher de café de aroma de baunilha, no caso de não gostar do sabor das tâmaras.
Para a cobertura 
— Três colheres de sopa de óleo de coco (medido sólido);
— Três colheres de sopa de cacau em pó;
— Três colheres de sopa de ingrediente adoçante liquido, exemplo da stevia liquida;
— Três colheres de sopa de água.
Para a cobertura alternativa
— 100 gramas de chocolate preto; 
— Uma colher de sobremesa de óleo de coco ou azeite;
— Três a quatro colheres de sopa de água ou café morno.

Como se faz

Comece por preparar o caramelo de tâmaras. Deve descaroçar as tâmaras e demolhar em descafeinado instantâneo quente, que irá dar cor e tornar o sabor das tâmaras mais subtil. Se gostar do sabor, pode fazer com água. Entretanto, para criar a base, coloque o forno a aquecer a 180 graus e forre e unte a forma em papel vegetal.

Numa tigela bata os ovos com o iogurte grego e o adoçante. Adicione a alfarroba, misture e junte a farinha de coco e volte a misturar. Muito rapidamente a farinha de coco absorve os líquidos e fica uma massa muito fácil de moldar e que não agarra às mãos. Faça uma bola com ela.

Na forma, estenda o preparado sobre a base e sobre o lado e faça vários furos com a ajuda de um garfo. Leve ao forno durante cerca de 20 a 25 minutos. A meio do tempo passe a forma para a parte de baixo do forno para não queimar as pontas e cozer bem a parte de baixo. Retire e deixe arrefecer antes de espalhar o caramelo.

Para terminar o caramelo, triture as tâmaras com a varinha mágica até obter uma pasta e junte o aroma de baunilha, de forma a anular por completo o sabor das tâmaras. Espalhe a pasta na base e reserve no frigorífico enquanto prepara a cobertura. Derreta o óleo de coco no microondas, junte o cacau e misture bem. Bata bem com um batedor de varas manual e espalhe de imediato sobre o caramelo. Reserve no frigorífico uma hora antes de servir.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas de sobremesas mais saudáveis que pode fazer em casa.