NiTfm live

Alimentação Saudável

Esta foi a dieta que Pippa Middleton fez antes do casamento

Chama-se Sirt e promete uma perda de três quilos em sete dias sem passar fome. A nutricionista Bárbara de Almeida Araújo explica-lhe tudo.

Esta dieta tem o mesmo gene que é ativado quando se faz jejum ou exercício físico.

Sempre tiveram uma alimentação equilibrada e participaram em várias corridas, mas com a chegada do casamento, que aconteceu a 20 de maio, parecia não ser suficiente. Há alguns meses que Pippa Middleton e James Matthews decidiram seguir um plano alimentar diferente: a dieta Sirt, onde a contagem de calorias restritas é a protagonista. Resultado: a irmã de Kate perdeu as curvas e o marido ficou com o rosto (ainda) mais magro.

“Esta dieta, criada por Aidan Goggins e Glen Matten, baseia-se no consumo de determinados alimentos ricos em polifenóis, chamados Sirts, que ativam o gene magro (sirtuína)”, explica à NiT Bárbara de Almeida Araújo, nutricionista e autora do blogue “Manias de uma Dietista“.

Como é que isto acontece? Segundo a especialista, quando este gene é ativado o corpo entra numa espécie de “modo de sobrevivência” e começa a queimar gordura, enquanto rejuvenesce as células.

Mais: “Alguns investigadores descobriram que os Sirts, além de queimarem gordura, ainda aumentam a massa muscular ao mesmo tempo”.

A dieta Sirt promete uma perda de três quilos em apenas sete dias sem passar fome. Aliás, é possível ter refeições saborosas. As tâmaras, o aipo, a rúcula, a couve, a salsa, o vinho tinto, o azeite virgem, os morangos, o cacau, as especiarias, as nozes e a maça são alguns dos alimentos Sirt.

“A dieta mediterrânea pode ser mais eficaz na perda de peso do que uma dieta com contagem de calorias”

A Sirt está dividida em duas fases, sendo que a primeira dura sete dias. Nos primeiros três dias deve ingerir-se três batidos verdes e uma refeição completa sempre com alimentos Sirt. Nos restantes, deve optar-se por dois batidos e duas refeições completas. “O consumo energético não deve ultrapassar as 1000 calorias por dia nesta fase.”

A segunda etapa é de manutenção e deve ingerir-se três refeições diárias ricas neste tipos de alimentos, juntamente com um batido verde. Neste caso, o consumo é de 1500 calorias por dia.