NiTfm live

Alimentação Saudável

Esta carbonara não vai estragar a dieta (nem engordar)

No caso do esparguete, 100 gramas significa 354 calorias. Se substituir por couve, vai estar a ingerir apenas 27. A NiT dá-lhe a receita.

Só tem de substituir a massa por couve.

Já dissemos várias vezes, mas vale sempre a pena reforçar: estar de dieta não significa não poder comer os seus pratos favoritos. Há sempre forma de torná-los mais saudáveis, sem perder o sabor. Acredite ou não, até com o esparguete à carbonara é possível aplicar essa regra.

Como? Só tem de substituir a massa por couve. Fica uma receita igualmente deliciosa, mas bem mais amiga da dieta. Sabia que 100 gramas de esparguete tem 71 gramas de hidratos de carbono e 354 calorias? Já 100 gramas de couve traduz-se em 6,1 gramas de hidratos e apenas 27 calorias.

É esta a única mudança que tem de fazer. Opcionalmente, pode trocar as natas por creme de coco — mas fique a saber que a verdadeira carbonara não leva natas, apenas ovo. Não se preocupe, o bacon e o queijo continuam na receita.

“É uma ótima opção para quem está numa dieta com um baixo teor de hidratos de carbono ou para quem segue uma dieta isenta de trigo”, sugere à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

Do que precisa:

— Uma couve (pode escolher a que mais gostar);
— 100 gramas de bacon aos cubos;
— Uma cebola picada;
— Um dente de alho;
— Bife de peru partido às tiras bem fininho;
— Cogumelos (a gosto);
— 50 mililitros de creme de coco;
— Queijo mozzarela ralado para polvilhar (a gosto);
— Sal e pimenta (a gosto).

Como se faz:

Comece por cortar a couve em juliana e cozer em água a ferver com sal. Entretanto, numa frigideira, coloque um fio de azeite, a cebola, o bacon e o dente de alho e deixe alourar. Junte, então, o peru e os cogumelos e temperar. Quando o peru estiver cozinhado, junte o creme de coco e um pouco de queijo. Envolva bem até levantar fervura. Adicione a couve. No final, pode polvilhar com mais queijo e orégãos.

Vai tornar-se a sua receita favorita.