Alimentação Saudável

Esta caixa de conservação à venda na Worten enganou toda a gente

A Fresh Box promete conservar os alimentos até cinco vezes mais tempo mas não é verdade — quem o diz é a Deco. 

Foto do blogue "Sketchbook Six"

Apresentava-se como uma solução de conservação a vácuo bastante prática para o dia a dia e que garantia a preservação dos alimentos cinco vezes mais tempo do que as outras embalagens — e sem alterar o sabor original da comida ou o valor nutricional. A carne picada, por exemplo, poderia ficar cinco dias no frigorífico, em vez das 24 horas recomendadas. O problema é que, afinal, não é bem assim.

A caixa da Becken é vendida exclusivamente nas lojas Worten desde maio, por 39,99€. Quatro meses depois, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) chegou à conclusão de que a marca não cumpre aquilo que promete.

Para testar o equipamento, a Deco colocou carne picada na Fresh Box, num saco simples e num saco selado a vácuo, no frigorífico durante cinco dias. Segundo a associação, passado esse período, a carne, em todas as situações, continha bactérias acima do aconselhado.

“A carne guardada na Fresh Box já estava em putrefação, o que não seria suposto, já que a marca alega uma conservação alongada. No saco normal, a carne também já estava em mau estado, mas, neste caso, não surpreende, já que o aconselhado são 24 horas no frigorífico”, explica no relatório final.

Foi feito o mesmo teste com caldo verde já confecionado. Em vez dos três dias recomendados, a refeição ficou na caixa durante duas semanas. Resultado: “O sabor não agradou e a espessura alterou-se.” O mesmo foi feito com o ananás que, 15 dias depois, tinha “um sabor desagradável, cor castanha e uma aparência degradada”. Ao contrário, por exemplo, do saco em vácuo, em que a aparência pouco mudou, segundo a Deco.

As conclusões do teste fizeram com que a Worten alterasse a publicidade e embalagem do produto.

No entanto, a Becken fez a ressalva de que a vantagem de usar a Fresh Box é obtida quando comparada com métodos tradicionais de conservação e que depende do tipo de alimento e do estado e modo de conservação antes e durante o período de conservação.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo