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Alimentação Saudável

E se uma nutricionista analisasse a sua lista de compras?

Pedimos à nossa designer para se submeter a esta invasão de privacidade. Maria Gama, a tal especialista, disse-lhe o que ela não queria ouvir.

Lado esquerdo ou lado direito?

Carolina Moutinho, 23 anos, designer da NiT a tempo inteiro e devoradora de pizzas nos tempos livres — ou seja, todos os dias úteis depois das 18h30 e 24 horas ao sábado e domingo. Também há dias em que substitui a pizza pela lasanha do restaurante “Casanova“. Portanto, há claramente um gosto especial pela comida italiana. Num dia nublado de fevereiro, chegou à redação da NiT e disse “vou ser saudável”. Perguntámos se estava tudo bem e, aparentemente, sim. Mas será que a designer está consciente do que é uma alimentação saudável?

Para termos a certeza de que ia seguir o melhor caminho — porque nos preocupamos com ela —, pedimos-lhe que criasse uma primeira lista de compras com os alimentos que julgava serem os melhores. Posteriormente, mostrámos à nutricionista Maria Gama, autora do blogue “Põe-te na Linha“, para realizar uma análise.

“Começar a ser mais saudável não é difícil. Mas é preciso perceber por que alimentos devemos, ou não, optar. E claro, fugir do marketing das marcas que tanto nos deixam confusos”, diz em primeiro lugar a especialista.

Para fazer a comparação, Maria Gama revelou a sua lista de compras ideal. Pode ler-se iogurtes naturais, iogurte grego ligeiro, queijo fresco, flocos de aveia, frutos secos, bolachas de arroz, bagas goji, sementes de linhaça moída e legumes frescos e congelados prontos a utilizar. Fruta, ovos, bifes de peru e frango e batata-doce também são essenciais.

Será que a lista da nossa designer tem estes alimentos? Spoiler alert: começa mais ou menos bem, mas acaba mal. Carregue na galeria para descobrir e conhecer a análise da nutricionista.