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Alimentação Saudável

É a esta temperatura que deve beber a famosa água com limão

A bebida é conhecida em todo o mundo por ajudar no processo de emagrecimento.
Não lhe escondemos nada.

Ella Woodward, Gisele Bundchen e Gwyneth Paltrow são três das figuras conhecidas que incluem a famosa água com limão nos planos alimentares. Passados vários anos, esta bebida continua a ser um must have no mundo fit. Porém, nem toda a gente está a tirar proveito dela, sobretudo pela temperatura a que é ingerida. Mas já lá vamos.

É importante relembrar as razões pelas quais o copo de água com gotas de limão é tão popular. Podemos já acabar com um mito: esta bebida não emagrece. Na verdade, ela ajuda a emagrecer, se fizer parte de uma dieta saudável.

As vantagens da água no geral são conhecidas, principalmente pela seu papel na hidratação do corpo, que é associado à promoção da perda de peso. Já os benefícios do limão deixam muita gente com dúvidas — mas a verdade é que este alimento é um verdadeiro aliado.

Uma investigação publicada em março deste ano na revista científica “Oxidative Medicine and Cellular Longevity” explica que aquilo que mais o destaca é o seu alto poder antioxidante. Esta fruta — sim, é uma fruta — está cheia de flavonóides como naringenina, apigenina e hesperidina.

Segundo os investigadores, estes compostos melhoram a capacidade do organismo de processar as gorduras. Além disso, podem ajudar a controlar melhor a ingestão de calorias e a proteger contra distúrbios relacionados com a obesidade.

A naringenina, por exemplo, demonstrou reduzir a massa gorda, o peso corporal e a acumulação de gordura visceral — aquela que envolve os órgãos. Porém, o estudo foi feito em animais e mais investigações serão necessárias para confirmar os seus efeitos em humanos.

Em dezembro de 2017, o site “BMJ” publicou uma análise de três estudos de grande escala que também avaliou a relação entre os flavonóides e o controlo do peso. Os investigadores descobriram que consumir até mesmo pequenas quantidades de compostos flavonóides podem mesmo ajudar a prevenir o ganho de peso e facilitar a perda de gordura a longo prazo. Contudo, estes fitonutrientes não estão apenas presentes no limão. Na verdade, pode encontrá-los também nos morangos, nas maçãs e na pimenta, por exemplo. Ainda assim, o limão continua a ser o favorito para adicionar à água — e não é apenas por causa dos flavonóides.

Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista”, algumas teorias indicam que o limão pode mesmo ajudar a emagrecer também devido à fibra solúvel (pectina) presente na sua composição, que promove uma sensação de saciedade. Ou seja, beber um copo de água com limão vai ajudar a sentir-se cheio durante mais tempo. Conclusão: come menos.

O facto de ser rico em vitamina C é outras das suas conhecidas vantagens. Está provado que esta vitamina aumenta a boa disposição; neutraliza as hormonas do stress que provocam o armazenamento de gordura (logo, está também associado à perda de peso); e protege as células de radicais livres (devendo, por isso, ser consumida por quem está frequentemente exposto ao fumo de tabaco, poluição ou radiações ultravioleta).

A temperatura ideal para beber o copo de água com limão

Quando se trata de perda de gordura, há vários especialistas que dizem que a temperatura da água não fará necessariamente diferença. Porém, há estudos que apontam o contrário. Por exemplo, uma investigação da Universidade de Arkansas de Ciências Médicas, nos Estados Unidos, mostrou que a água gelada queima oito calorias a mais do que a água a temperatura ambiente.

Por outro lado, a edição de junho de 2016 do “International Journal of Nursing Research and Practice” contém um estudo que evidencia os benefícios de beber a água morna. Os participantes que o fizeram conseguiram perder mais quilos e mais centímetros na cintura quando comparados com aqueles que beberam água à temperatura ambiente.

A nutricionista Bárbara de Almeida Araújo aconselha a ingestão da água morna. É esta temperatura que vai permitir extrair a vitamina C presente na casca. Se estiver demasiado quente, pode anular os benefícios deste fruto. Além disso, a água morna vai fazer com que consiga beber mais vezes em grandes quantidades.

Pode ingerir o copo de água com limão logo de manhã, ainda em jejum, já que o nosso corpo acumula toxinas durante o dia mas também durante a noite.

Mas, não se esqueça: esta bebida não faz milagres. É apenas um complemento da dieta saudável. Tal como esta, há outras bebidas conhecidas no mundo fit por ajudarem no processo de emagrecimento. Carregue na galeria para conhecer algumas delas.