Alimentação Saudável

Antes, durante e depois do treino: estes são os suplementos de que precisa

Atletas de competição, culturistas ou simplesmente fãs do ginásio. Temos as dicas sobre suplementos por que tanto esperavam.

Começa a época de preparação para o corpo de verão agora, uns meses antes do verão, altura em que veste o seu fato de banho e se prepara para arrasar na praia. A ida ao ginásio não basta e há duas coisas fundamentais que deve aliar ao seu treino: uma alimentação saudável e suplementação.  Isto se quiser potenciar os resultados do seu esforço árduo ao máximo.

O problema é que a uma variedade de suplementos é tão grande que acabamos por nos sentir perdidos e sem saber quais é que se adequam à nossa dieta e ao nosso estilo de vida.

Será que posso tomar suplementos antes e depois do treino? E durante o exercício, também se pode tomar? Sim, pode. É só uma questão de saber quais os suplementos certos para cada situação e adaptá-los às suas necessidades.

Então, que suplemento devo tomar antes do treino?

O suplemento mais aconselhado para tomar antes do treino é a citrulina. Este é o suplemento dietético perfeito para pessoas que praticam musculação ou desportos de resistência pois é ótima a reduzir a dor muscular no pós-treino.

Num estudo realizado em 2010 por Pérez-Guisado e Jakeman no “Journal for Strength and Conditioningel”, a citrulina foi testada num grupo de 41 homens e “verificou-se que aqueles que tinham tomado citrulina malato experimentaram uma redução de 40 por cento na dor muscular durante as 24 a 48 horas depois da sessão de treino, em relação ao grupo dos que tinham tomado placebo.”

Mas os seus efeitos maravilhosos não ficam por aqui. Para além da redução da dor muscular, a citrulina ajuda também a aumentar os níveis de resistência muscular e a eliminar o amoníaco do nosso corpo.

Como o consumo elevado de proteína é muito comum em desportistas é normal que o amoníaco exista em maior quantidade no organismo, mas sendo esta uma substância tóxica é importante tentar eliminá-la.

Para além de tudo isto, a citrulina é ótima para uma melhor circulação sanguínea, o que ajuda na recuperação após o exercício físico.

E durante o treino, devo tomar algum suplemento?

Os BCAA’s ou Aminoácidos Ramificados são os suplementos ideais para tomar durante o treino.

Apesar de se poderem encontrar na carne e produtos lácteos, os BCAA’s têm substâncias como a Isuleucina, Valina e Leucina que não se produzem sozinhas no nosso organismo e que são essenciais para a construção de músculo.

A maior vantagem deste suplemento é o facto de entrar diretamente na corrente sanguínea e nos músculos, enquanto outros suplementos precisam de ser primeiro metabolizados pelo fígado.

Os BCAA’s são mais recomendados para pessoas que pratiquem desportos de força, resistência e para quem faça muito esforço físico. Porém, são também uma boa solução para vegans e vegetarianos, visto que não podem ir buscar esta substância à carne.

 

E depois do treino, qual é o suplemento ideal?

A creatina é aconselhada como suplemento pós-treino. Para além de favorecer o aumento da massa muscular, ajuda também na força, potência e no aumento de peso rápido e visível.

A creatina é composta pela união de três aminoácidos – metionina, glicina e arginina – e é essencial para a produção de energia no nosso corpo. O fornecimento de energia na contração muscular vai permitir aumentar a intensidade dos treinos sem prejudicar a recuperação.

A creatina tem imensos benefícios em diferentes vertentes. Ajuda a melhorar a capacidade do corpo para treino de alta intensidade; na recuperação muscular ao reduzir os danos celulares e a inflamação muscular e ainda ajuda no aumento do rendimento intelectual ao melhorar o fornecimento de oxigénio ao cérebro.

Apesar de ser um suplemento mais dedicado a atletas de crossfit, halterofilismo e atletismo que procuram máxima explosão no seu desporto, a creatina pode ser utilizada por qualquer pessoa.

Seja qual for o suplemento que pretende tomar, é sempre essencial visitar o seu médico ou nutricionista primeiro. Só assim é que vai conseguir adaptar corretamente a sua dieta à suplementação.

Veja na fotogaleria algumas sugestões de suplementos que pode encontrar na HSN Store.

Este artigo foi escrito em parceria com a HSN Store.
Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo