Alimentação Saudável

Na dieta do limão pode perder 8 quilos em apenas 1 mês

Para quem tem dificuldade em seguir dietas, esta é bastante simples e eficaz. A NiT diz-lhe tudo o que precisa de saber.

O limão vai ser o seu novo melhor amigo.

Há alimentos com benefícios incríveis e, por isso, surgem várias dietas que os têm como base, como a dieta do ovo ou da banana. Desta vez, foi o limão o eleito ou, melhor, sumo de limão. A diferença desta dieta para as restantes é que é ideal para quem tem dificuldade em seguir planos alimentares do género, já que é bastante simples, eficaz e segura. A promessa é perder oito quilos em apenas um mês.

Os benefícios de beber sumo de limão ou, se preferir, água com limão já são conhecidos. Aliás, já lhe demos seis razões para o ingerir todas as manhãs, mas podemos recordar algumas: ajuda na digestão, fortalece o sistema imunitário, ajuda a prevenir pedras nos rins, dá-nos energia, auxilia na perda de peso, desintoxica o organismo, reduz a gordura e ainda elimina líquidos.

Em termos nutricionais, o limão é rico em vitamina C, fibra solúvel, água, potássio e vitamina B6, além de ser baixo em calorias.

Mas afinal, como é que se consegue perder tanto peso?

Existem várias versões da dieta do limão mas, na sua forma mais simples, consiste apenas em beber um copo de água fria com sumo de meio limão três vezes ao dia — de manhã em jejum e trinta minutos antes do almoço e do jantar.

Porquê com água fria? Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, porque o nosso organismo tem de gastar mais calorias de forma a elevar a temperatura da água à temperatura corporal.

Outra opção, de acordo com a especialista, é colocar um limão cortado às rodelas numa garrafa de água de um litro e meio e ir bebendo ao longo do dia. Dica: pode adicionar gengibre, uma vez que tem um efeito termogénico. Com isto pode, então, perder os tais oito quilos em apenas um mês.

Há um plano alimentar específico?

“Esta dieta não tem um plano alimentar específico, sendo recomendado seguir uma alimentação equilibrada, baixa em calorias e praticar exercício físico. No fundo, pouco adianta beber água com sumo de limão se depois tem uma alimentação desequilibrada e passa o dia todo sentado”, explica à NiT.

Ou seja, para ter sucesso e conseguir atingir a perda de peso, só depende de si. Relativamente à dieta do limão, a única regra é beber água com limão três vezes por dia no horário indicado.

É uma dieta eficaz e segura?

“Com o stress do dia a dia e com a má alimentação que temos, o nosso organismo vai ficando sobrecarregado de toxinas e há um aumento da produção de radicais livres. Com o tempo, o nosso peso tende a aumentar, há maior acumulação de gordura e estamos mais susceptíveis a doenças, como as cardiovasculares, diabetes e cancro”, acrescenta a nutricionista.

Como é que podemos combater tudo isto? O sumo de limão não é milagroso. Contudo, há muitos benefícios em beber água com limão, e ajudar nestes problemas é um deles. Apesar de não ser a resposta para todos os males, beber água com limão pode realmente ajudar a melhorar o nosso sistema imunitário, eliminar toxinas, reduzir a gordura acumulada e pode mesmo ajudar na perda de peso.

No fundo, é uma dieta sem restrições ou perigos para a saúde que ajuda a emagrecer e não só. Mas atenção, de acordo com Bárbara de Almeida Araújo, a dieta do limão não é recomendada para pessoas com refluxo gástrico, gastrite ou hérnia de hiato.