Alimentação Saudável

As deliciosas e saudáveis almôndegas de curgete que pode comer sem culpa

A curgete é incrivelmente versátil.

As curgetes podem variar muito no tamanho mas são acima de tudo muito versáteis, com um sabor que permite trabalhar tanto em pratos quentes como até em sobremesas.

Além disso, são bastante nutritivas e têm um baixo valor calórico. Rica em vitamina A, a curgete é ainda rica em potássio e fibras, razão pela qual muitas vezes é descrita como adelgaçante.

Luísa Fortes da Cunha, autora do blogue “My Casual Brunch”, aventurou-se a explorar a curgete numa receita de almôndegas, em que a curgete surge a substituir facilmente a carne. Prepare-se para se empanturrar, que com almôndegas já se sabe: é fácil perder a conta a quantas se trinca.

O esforço do trabalho está em moldar as almôndegas mas vai valer a pena. E com 15 a 20 minutos no forno tem uma saborosa, nutritiva e excelente opção para almoçar ou jantar. Pode acompanhar com diferentes pratos de massa ou arroz, por exemplo.

Prepare-se para se empanturrar.

Do que precisa

— Duas curgetes
— Uma cenoura
— Três dentes de alho
— Uma cebola
— Uma chávena chá bem cheia de farinha de aveia
— Um ovo
— 1/2 chávena de chá de queijo ralado
— Uma colher de chá de orégãos
— Quatro colheres de sopa de azeite
— 12 azeitonas picadas
— Uma colher de sobremesa de sumo de limão
— Sal e pimenta

Como se faz

Comece por ralar a curgete, coloque-a num pano e esprema para retirar o líquido todo. De seguida, passe para uma taça e junte a cenoura ralada e o alho e cebola picados. Tempere com sal e pimenta e acrescente os orégãos, o sumo de limão, o queijo ralado, assim como as azeitonas picadas e o ovo. Finalmente, acrescente o azeite e a farinha de aveia (se não tiver farinha mas tiver flocos triture-os com a varinha mágica). Depois é altura de misturar tudo bem misturado e meter mãos à obra. Comece a fazer bolinhas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal. No final, leve ao forno pré aquecido a 200°C durante 15 a 20 minutos.

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