NiTfm live

Alimentação Saudável

A deliciosa lasanha de batata doce que vai mudar a sua vida

Não se preocupe, esta receita é amiga da dieta.
É muito saborosa.

Quando pensamos em lasanha pensamos em comida de conforto. O problema é que, normalmente, lasanha é também significado de muitos hidratos de carbono e calorias, por causa da massa, do bechamel, do molho rico e do queijo.

Mas não tem de ser sempre assim. Sim, é possível fazer uma lasanha saudável.

Receita saudável.

É o caso desta deliciosa receita de lasanha de batata doce da nutricionista Ana Bravo, autora do blogue “Nutrição com Coração”, que não tem carne, nem bechamel e que substitui a massa por batata doce. É tudo o que queremos numa lasanha mas sem comprometer a dieta.

Do que precisa

— Uma batata doce média;
— Quatro rodelas de tomate;
— Tomilho a gosto;
— Quatro colheres (rasas) de ricotta;
— Duas colheres de sopa de queijo magro ralado;
— 100 gramas de espinafres;
— Um dente de alho picado;
— Uma colher de sopa de azeite;
— Salsa a gosto.

Como se faz

Num tacho, deite o azeite, os espinafres e o alho. Deixe cozinhar, sempre em lume brando, desligue e deixe arrefecer. Programe o forno nos 180.ºC. Descasque a batata e corte em rodelas finas com uma mandolina.

Lave bem o tomate e corte quatro rodelas grossas usando também a mandolina. Forre o fundo e as laterais de duas formas redondas de ir ao forno com as rodelas de batata. Deite metade do queijo por cima das batatas que estão no fundo. De seguida, coloque uma rodela de tomate, metade do ricotta, alguns espinafres, e mais uma rodela de tomate. Por cima, mais espinafres, o restante ricotta e, por fim, a outra metade do queijo ralado.

Tape as formas com papel vegetal e leve ao forno, cerca de 35 minutos. Depois, aumente a temperatura para os 200.ºC, destape e deixe gratinar cerca de cinco minutos. Sirva polvilhado com salsa.

Carregue na galeria para ver mais dez receitas de refeições leves e saudáveis, para experimentar durante a dieta.