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Alimentação Saudável

DECO alerta: os chips de vegetais de pacote não são tão bons como parecem

O artigo, publicado a 4 de setembro, comparou dez marcas de snacks fritos e no forno.
Não são assim tão saudáveis.

Querem posicionar-se como opções saudáveis, mas será que é mesmo assim? O novo estudo da DECO, publicado a 4 de setembro, fez uma comparação entre os chips de vegetais e as batatas fritas e concluiu que as diferenças não são muito significativas.

Cenoura, ervilha, beterraba, brócolos, arroz e batata doce são algumas das opções de chips de vegetais supostamente saudáveis que se pode encontrar no mercado. A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor analisou dez marcas à venda em Portugal e começou por comparar as opções fritas com as opções de forno.

Em geral, os chips de vegetais feitos no forno têm menos calorias que os fritos (429 em comparação com 515 calorias por cem gramas). Também têm menos gorduras, mais proteína, mais hidratos de carbono e menos açúcares, com 4,1 gramas em cada cem contra 20 gramas na versão frita. Já a quantidade de sal é mais elevada nos chips de forno, que têm 1,8 gramas em cada cem (contra 0,9 nas versões fritas).

Uma das questões principais do estudo era perceber se as opções de vegetais são, de facto, mais saudáveis do que as batatas fritas. Aqui, a DECO concluiu que os macronutrientes são praticamente iguais, sendo o teor de fibras a única componente assinalavelmente superior nos snacks de vegetais. No que diz respeito a calorias, a diferença é muito reduzida.

A conclusão do estudo é que os snacks processados não substituem os alimentos frescos e têm altos teores de sal, gorduras e calorias. Em alternativa, a DECO propõe que experimente fazer uma receita em casa.

chips de vegetais
Faça uma versão caseira.

Do que precisa

— Batata doce a gosto;
— Sal marinho;
— Temperos a gosto (pode usar, por exemplo, alecrim, tomilho, pimenta ou paprika);
— Azeite. 

Como se faz

Descasque a batata doce, corte-a em fatias finas e disponha-a num tabuleiro. Depois, use as ervas e o sal marinho (sem exagerar) para temperar ao seu gosto. Passe um fio de azeite por cima e coloque o tabuleiro num forno pré-aquecido durante 20 minutos. A meio, vire as fatias, volte a temperar e deixe a apurar até ao fim.

Em alternativa, a DECO propõe que use grão de bico com especiarias e um fio de azeite. Leve ao forno num tabuleiro durante 30 minutos a 200 graus. 

Há outras receitas de chips para fazer em casa que a NiT já sugeriu. Carregue na galeria para tomar nota.