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Alimentação Saudável

Cuidado, estas são as amêndoas da Páscoa que mais engordam

A pior opção contém mais de 14 pacotes de açúcar por 100 gramas. Mas calma, também temos boas notícias. 

Tenha cuidado, muito cuidado.

São ricas em vitamina E, fibra, proteína, magnésio, fósforo, cálcio e fibra. Além disso, são consideradas um superalimento que ajuda a controlar o apetite e a perder peso. Porém, há uma altura do ano em que aparecem cobertas com chocolate de leite ou branco, recheadas, caramelizadas e tipo francês. Ou seja, elas transformam-se em bombas de açúcar e calorias. Estamos a falar, claro, das amêndoas.

Tradição é tradição. No entanto, devemos ter noção de que a partir do momento em que juntamos chocolate — sobretudo de leite ou branco — e corantes deixamos de estar perante um alimento saudável e que até costuma fazer parte das listas de ingredientes das dietas.

“De uma forma geral, as amêndoas cobertas de açúcar têm menos calorias e gordura, mas mais açúcar. Já as de chocolate negro têm maior teor de gordura mas menor teor de açúcar. Existem ainda opções sem açúcar que são as que apresentam teores inferiores quer em termos calóricos, quer em termos de açúcar”, explica à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

O ideal é mesmo optar pelas amêndoas verdadeiras que podem ser torradas ou adaptadas para uma versão saudável coberta com, por exemplo, chocolate negro ou cacau.

Para ter noção da quantidade de açúcar das amêndoas à venda nos supermercados, a NiT e a especialista analisaram 25 pacotes de açúcar. Tendo em conta que a Organização Mundial da Saúde recomenda uma ingestão de açúcar igual ou inferior a 25 gramas de açúcar por dia, o equivalente a cerca de quatro pacotes de açúcar, encontrámos cinco pacotes com mais do dobro do valor aconselhado. Aliás, a pior opção contém mais de 14 pacotes de açúcar por 100 gramas.

Não desespere, nem tudo é mau. Também apresentamos os cinco pacotes de amêndoas menos maus. Carregue na galeria e tome nota, das opções com menos açúcar para as que têm mais.