Alimentação Saudável

Cuidado, estes alimentos estão a estragar-lhe a pele

Alguns até podem ser óbvios, mas outros nem tanto. A NiT dá-lhe a lista completa.

Ela não está feliz, mas isso vai acabar.

A pele é o maior órgão do nosso organismo e funciona como uma camada protetora do nosso corpo contra os constantes ataques do exterior, sejam eles biológicos, químicos ou materiais. É por isso que temos de cuidar dela. Contudo, isso não significa apenas aplicar dezenas de cremes de manhã e à noite — a alimentação também importa (e muito).

“A nossa pele é formada por três camadas protetoras (epiderme, derme e hipoderme) de gordura, proteína e as mais variadas moléculas e enzimas responsáveis pela transmissão do impulso nervoso, proteção e regulação da temperatura corporal”, explica à NiT Carolina Duarte, nutricionista no Holmes Place.

Uma boa hidratação, a introdução de frutas e legumes cor de laranja — que contêm betacaroteno, um percursor da vitamina A que mantém a elasticidade da pele — e alimentos ricos em vitamina C e E, que são essenciais para a síntese da proteína colagénio que trata da regeneração da pele, são alguns dos cuidados alimentares que deve procurar ter. 

Além disso, segundo a especialista, devemos ainda privilegiar alimentos ricos em cobre e alimentos ricos em antioxidantes que vão ajudar a combater os radicais livres e outras ameaças para a pele.

Porém, tanto ou mais importante do que identificar os melhores alimentos para a saúde da pele, é perceber aqueles que só estão a deixá-la flácida e envelhecida. Alguns até podem ser óbvios, mas outros nem tanto.

Carregue na galeria para conhecer a lista de alimentos que estão a estragar-lhe a pele.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT