NiTfm live

Alimentação Saudável

Chegou o momento da verdade: as 10 gomas com mais açúcar do supermercado

Para ter noção, 100 gramas das piores gomas equivalem a 12 pacotes de açúcar. A NiT tem a lista negra.

É capaz de ficar surpreendido com o primeiro lugar.

As gomas são como as bolachas e as batatas fritas: quando prometemos tirar apenas uma, acabamos com o pacote vazio nas mãos. O problema é que a NiT analisou os rótulos das versões mais populares e as notícias não são boas. As gomas têm ainda mais açúcar e aditivos do que poderíamos imaginar.

“Talvez não se tenha esta ideia, mas 100 gramas das piores gomas à venda nos supermercados têm o equivalente a 12 pacotes de açúcar. E a verdade é que não é muito difícil ingerir esta quantidade, que é o correspondente a uma embalagem das mais pequenas”, alerta à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Não é novidade que, além de não fazer bem aos dentes, o açúcar refinado presente nas gomas é um vilão para a saúde no geral. Ele promove o aumento do risco de doenças crónicas, como a diabetes, obesidade e doenças cardíacas.

O mais seguro seria fazer as próprias gomas em casa, usando gelatina, como a NiT já sugeriu. Porém, a preguiça ganha quase sempre e é mais fácil ir ao supermercado mais próximo. 

Foi por isso que a NiT, com a ajuda da autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, fez um ranking com os tipos de gomas que contêm mais açúcar, da décima para a primeira posição. Carregue na galeria para descobrir a lista negra.