NiTfm live

Alimentação Saudável

Canela e outras duas especiarias comuns que nos ajudam a emagrecer depressa

Só precisa de juntá-las à refeição para conseguir benefícios incríveis — palavra de nutricionista.
Isto é mesmo real.

São usadas para intensificar sabores ou, simplesmente, para dar um toque especial na decoração do prato. No entanto, as especiarias são muito mais do que isso. Assim, aqui vai: elas são ótimas aliadas das dietas.

“É por isso que quem está a tentar perder peso deve começar a incluir algumas delas nos seus cozinhados. Desde que se lembre, claro, de que é fundamental seguir uma alimentação saudável e equilibrada”, explica à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida.

Não são especiarias com nomes esquisitos e impossíveis de encontrar nos supermercados. Na verdade, até é bem provável que elas estejam nos armários aí de casa. Só não sabe que elas podem ajudar a acelerar o metabolismo e a queimar gordura.

E há mais uma vantagem: permitem reduzir o sal, açúcar e gordura. De acordo com a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, há três bastante comuns que podem ajudar a emagrecer mais rápido.

1. Gengibre em pó

Pode ser encontrado na sua forma natural, ou seja, em raiz, mas também em pó. Independentemente da forma, o gengibre contém uma substância (o gingerol) que tem propriedades anti-inflamatórias.

“Parece acelerar o metabolismo e, consequentemente, promove a perda de peso. Uma forma simples de incluir esta especiaria na alimentação é juntá-la ao chá com um pouco de limão e hortelã, por exemplo”, sugere a especialista.

Use um pouco todos os dias.

2. Cominhos

Já tem esta especiaria em casa? Saiba que os cominhos podem mesmo ser úteis para perder os quilos a mais, bem como na redução de gordura corporal e do colesterol. Segundo a nutricionista, ainda ajudam a controlar os níveis de glicémia, o que faz com que se reduza o desejo por hidratos de carbono. Por outro lado, aumentam a sensação de saciedade.

Pode usar cominhos em quase tudo, seja na carne ou em legumes salteados. Mas atenção: não abuse na quantidade — o sabor é forte e característico.

3. Canela

A canela também traz várias vantagens, incluindo ajudar a perder peso. Na verdade, ela ajuda a controlar os níveis de glicémia e pode ainda contribuir na queima de gordura abdominal.

Esta especiaria pode servir para aromatizar bebidas, panquecas, papas de aveia, puré de fruta, fruta simples ou para adoçar o café e, assim, evitar a adição de açúcar. Experimente, ainda, adicioná-la ao iogurte.

Como não queremos que lhe faltem oportunidades para introduzir estas três super especiarias na alimentação, temos várias receitas para partilhar. Carregue na galeria para tomar nota.