Alimentação Saudável

Os brownies fit que vai poder (e querer) comer todos os dias

É saudável e não tem glúten, nem lactose. Portanto, é uma opção doce para quem está de dieta.

Sim, isto é mesmo saudável.

Há doces em que engordamos só por olhar para eles. No topo da lista estão os brownies. São pequenos quadrados de céu que agrupam centenas de calorias. Para que não deprimisse com esta notícia, já lhe demos uma sugestão de brownies saudáveis sem farinha. Para que não se aborreça de comer sempre a mesma receita, trazemos mais uma.

A sugestão da NiT são brownies de batata doce e alfarroba. Pode parecer uma combinação estranha, mas é deliciosa. E, mais importante, não estraga a dieta.

“Não leva farinha e, por isso, esta receita é apta para intolerantes ao glúten. O facto de ter usado batata doce em vez de farinha refinada faz com que esta versão tenha um índice glicémico mais baixo”, explica à NiT Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

Em vez de manteiga usa-se manteiga de amêndoa e, ao fazer isso, adiciona-se gorduras saudáveis. Quanto ao açúcar refinado, pode substituí-lo pelo de coco ou mel, por exemplo.

Do que precisa:

— 380 gramas de batata doce cozida e esmagada;
— Dois ovos;
— 160 gramas de manteiga de amêndoa;
— Seis colheres de sopa de açúcar de coco (ou mel);
— Duas colheres de sopa de farinha de alfarroba;
— 12 colheres de sopa de bebida de arroz;
— Uma colher de chá de bicarbonato.

Como se faz:

Comece por pré-aquecer o forno a 180 graus. Deve esmagar a batata com a ajuda de um garfo. Junte os ovos e misture. Adicione a manteiga de amêndoa e o açúcar de coco. Mexa bem. Adicione os restantes ingredientes e misture.

De seguida, forre um tabuleiro com papel vegetal. Deite o preparado anterior e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer por completo e corte aos quadrados.

É este o aspeto.