Alimentação Saudável

Bolinhas energéticas para levar para o treino

Pode optar por algo mais simples, como as de coco e alperce, ou aventurar-se na receita de cheesecake de framboesa e limão. São todas do livro “Snacks Energéticos”.

Não vai querer outra coisa.

São pequenas, mas grandes bombas de energias. As bolinhas energéticas são opções que podem ser consumidas ao pequeno-almoço ou lanche, antes ou depois do treino ou como substituto daqueles doces calóricos que desejamos tanto comer. É por isso que foi lançado um livro dedicado a estas “bolinhas da felicidade”. Chama-se “Snacks Energéticos” (13,29€) e chegou às livrarias em novembro.

No total, são 30 receitas económicas de snacks. Em comum têm o facto de não terem conservantes e usarem apenas ingredientes crus.

Embora sejam ótimas para qualquer altura do dia, estas bolinhas são mais consumidas por quem treina. Além da facilidade na confeção, são boas fontes de fibra e proteínas, contribuindo para que nos sintamos saciados durante mais tempo.

A autora do livro da editora “Vogais”, Christine Bailey, que também é chef e nutricionista, diz que ao contrário da maioria dos snacks pré-embalados, estas receitas não incluem xaropes, tâmaras ou frutos secos. Por outro lado, privilegiam ingredientes naturais e doces, mas sem afetar os níveis de açúcar no sangue.

Para preparar qualquer um destes snacks, só precisa de três coisas: um robot de cozinha ou uma liquificadora, tabuleiros para levar ao forno e desidratadores de alimentos.

Depois, é só escolher as receitas e aventurar-se. Para ajudar, a NiT escolheu cinco para partilhar consigo. Pode optar por algo mais simples, como as de coco e alperce, ou aventurar-se na receita de cheesecake de framboesa e limão.

Carregue na galeria para conhecer as receitas.