Alimentação Saudável

Beber carvão é uma das modas mais populares do mundo fit

Esta bebida é incluída, sobretudo, em dietas detox. A limonada de carvão é a forma mais comum de a ingerir.

Sim, é mesmo verdade.

Smoothies em tigelas, chás milagrosos e superalimentos que prometem ajudar a perder peso — no mundo saudável aparecem modas todos os dias. Há uma, especificamente, que parece que veio para ficar, já que é uma das mais populares de sempre (e estranha também). É nada mais nada menos do que beber carvão.

Não estamos a mentir. Há muita gente que o faz, sobretudo nas dietas detox, com o intuito de desintoxicar o corpo. Mas calma: não é o mesmo carvão que utilizamos, por exemplo, nos churrascos. Trata-se de carvão ativado.

“Este tipo de carvão é processado de forma a ficar reduzido a partículas muito pequenas mas com uma grande microporosidade. Isto faz com que ele tenha a capacidade de aderir à sua superfície diversas moléculas”, explica à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

A NiT diz-lhe os argumentos mais utilizados para o consumo de carvão ativado.

Existem quatro motivos

1. Desintoxicar. Esta é a principal razão, ou seja, limpar o organismo. Porém, ao que parece, ele também desintoxica em caso de envenenamento ou intoxicação aguda.

2. Reduz o colesterol. Embora este seja um dos motivos mais falados, segundo a também autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, os estudos ainda não confirmaram a sua eficácia neste aspeto.

3. Ajuda a curar a ressaca. É que alguns produtos para ajudar na ressaca contêm carvão na sua composição. No entanto, isto também ainda não está totalmente confirmado cientificamente.

4. Reduz os gases intestinais. “Apesar de muitas vezes ser vendido com este intuito, a verdade é que existem poucas evidências científicas de que o carvão ativado possa, efetivamente, absorver os gases intestinais.

O carvão ativado é vendido em cápsulas.

Qual é a melhor forma de beber carvão?

De acordo com a especialista, a melhor forma de o beber é através da limonada de carvão. Até já existem marcas internacionais que vendem esta bebida. A boa notícia é que, se quiser experimentar, também pode preparar em casa. A NiT dá-lhe a receita.

Do que precisa

— Sumo de um limão;
— Uma a duas cápsulas de carvão;
— Água (a gosto);
— Opcional: mel, ácer ou xarope de tâmara para adoçar.

Como se faz

Basta colocar todos os ingredientes num recipiente e misturar. E está pronto a beber.

É seguro beber carvão ativado?

Apesar de o carvão ativado ser considerado seguro, deve ter atenção ao facto de ele poder absorver também outras substâncias que não queremos, interferindo com alguns medicamentos, bem como a absorção de alguns nutrientes, especialmente os hidrossolúveis como a vitamina C. Por isso, é importante também beber bastante água ao longo do dia.

“Quanto à eficácia desta bebida, na verdade não existem muitas bases cientificas. No entanto, caso não haja contraindicação médica, poderá fazer parte de um regime alimentar variado e saudável, quando bebida ocasionalmente”, sugere Bárbara de Almeida Araújo.