NiTfm live

Alimentação Saudável

Baobab: o superalimento africano com benefícios incríveis

É bastante rico em antioxidantes, tem seis vezes mais de vitamina C do que a laranja e é um ótimo aliado na redução do colesterol. A NiT escolheu três receitas para tirar todas as vantagens desta fruta.

O baobab é uma fruta bastante especial em África não só pela sua incrível composição nutricional, mas também por nascer do embondeiro, conhecido como a árvore da vida, que chega a viver milhares de anos. Esta fruta divide-se em casca, polpa e sementes, sendo que em Portugal pode ser encontrada na forma de pó.

Tem 239 calorias, 35 gramas de hidratos de carbono, 44 gramas de fibra e 2,3 gramas de proteína por 100 gramas.

É uma fruta pequena, mas “tem imensas propriedades antioxidantes que protegem o sistema imunitário e ajudam em problemas cardiovasculares”, diz à NiT Mafalda Rodrigues de Almeida, nutricionista autora do livro “Superalimentos — Refeições com mais vida“.

O baobab pode ser adicionado na água, em smoothies, no chá ou em sumos de fruta. Para polvilhar, é ótimo em cereais, iogurtes, saladas ou até mesmo nas frutas. Enquanto ingrediente principal, é nas sobremesas que tem mais destaque e é possível incluí-lo em receitas típicas, como mousse de chocolate, cheessecake, bolos, muffins ou panquecas.

Além disso, segundo a nutricionista e autora do blogue “loveat“, se esta fruta for acrescentada a uma mistura de pão, o baobab pode ajudar a reduzir o índice glicémico do mesmo, prevenindo o desenvolvimento de diabetes tipo dois.

No entanto, é no nível de antioxidantes que o baobab apresenta os maiores benefícios — tem um índice de capacidade de absorção de radicais oxigenados de 1400 unidades por 100 gramas. Em comparação, frutos como as framboesas, as uvas ou as cerejas nem chegam às 700.

Mas há mais: é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B e vitamina C e de minerais como potássio, ferro, magnésio e cálcio.

Devido a estes nutrientes, o baobab ajuda na digestão e controla o trânsito intestinal, por ser uma fonte de prébióticos e fibras alimentares, e ainda ajuda a reduzir o colesterol e o apetite. Mais uma boa notícia: também retarda o envelhecimento da pele, uma vez que esta fruta tem seis vezes mais vitamina C do que a laranja.

O superalimento encontra-se à venda no Celeiro (7,63€) e a dose diária recomendada é de cinco a dez gramas por dia (uma a duas colheres de chá).

Carregue na imagem e tome nota de três receitas onde pode incluir o baobab.