Alimentação Saudável

Banana e aveia: afinal, esta famosa combinação engorda ou ajuda a emagrecer?

A NiT e a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo vão acabar de vez com todas as dúvidas.
É melhor ler isto com atenção.

Quando pensamos que é impossível surgir mais um alimento ou uma dieta, há sempre uma nova moda. Porém, nos dois primeiros lugares dos ingredientes mais populares estão sempre os mesmos: a banana e a aveia. São alimentos usados individualmente em dietas saudáveis e de emagrecimento, mas combiná-los também é uma das estratégias mais utilizadas.

O que muita gente se tem perguntado é: misturar os dois alimentos ajuda a emagrecer ou, pelo contrário, é uma das razões para engordar sem dar por isso? É melhor começar por conhecer os benefícios de cada um destes ingredientes.

“Algumas pessoas não comem banana porque acham que engorda mas, tal como tudo, em excesso pode promover um aumento de peso já que contém açúcar. Atletas e praticantes de atividade física costumam apostar nesta fruta. Sabia que duas bananas fornecem energia suficiente para um treino intenso de 90 minutos?”, diz à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

No que diz respeito a valores nutricionais, 100 gramas deste alimento fornecem 95 calorias, 72 por cento de água, 21,8 gramas de hidratos de carbono, 28 miligramas de magnésio, 425 miligramas de potássio e dez gramas de vitamina C.

A banana verde, por exemplo, ainda é rica em amido, que depois se transforma em glucose, frutose e sacarose quando a fruta amadurece. Por isso, é uma boa opção para comer no no pós-treino. 

Mas há mais benefícios: dá energia, combate a depressão, previne a anemia, melhora a qualidade do sono, ajuda na recuperação muscular e confere saciedade — uma das características pela qual é associada ao processo de perda de peso.

São combinados em várias receitas.

Já a aveia é rica em proteína (13,5 gramas), fibra (6,7 gramas), fósforo (220 miligramas), zinco (4,5 miligramas), potássio (353 miligramas), tiamina (0,8 miligrama) e folato (56 microgramas). 

“Pelas suas características nutricionais, este cereal ajuda a regular o trânsito intestinal, baixar os níveis de colesterol, conferir saciedade e ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina”, destaca a também autora do blogue “Manias de Uma Dietista”.

Segundo a especialista, estes dois alimentos não engordam nem emagrecem, tudo depende da quantidade que come, assim como do seu dispêndio energético diário e ingestão calórica diária. 

“Tem benefícios para a saúde comer banana com aveia? A resposta é sim. Mas não é esta combinação que vai fazer com que perca peso”, garante à NiT a nutricionista.

Contudo, deixa uma recomendação: é possível que ao trocar o pão branco por esta combinação sinta alterações e acabe por perder peso. Porquê? Porque esta combinação de alimentos vai deixá-lo mais saciado e fazer com que coma menos na refeição seguinte. Portanto, indiretamente, tem impacto neste processo.

Mas, lembre-se: a quantidade que utiliza de cada alimento é muito importante. A especialista Bárbara de Almeida Araújo partilhou com a NiT a receita que deve seguir. Tome nota.

Do que precisa

— Uma a duas colheres de sopa de flocos de aveia;
— Uma banana pequena;
— Uma colher de café de canela.

Como se faz

O método de preparação é bastante simples. Só tem de esmagar a banana com os flocos de aveia, misturar tudo e juntar canela.

Por outro lado, há alimentos que não deixam dúvidas: não só não ajudam a emagrecer como ainda podem ser responsáveis pelo excesso de peso. Há sete que, segundo a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, autora do blogue “Loveat“, nunca deve ter no frigorífico. Carregue na galeria para saber quais são.

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