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Alimentação Saudável

Atenção: pense duas vezes antes de beber águas com sabor

Podem parecer opções saudáveis, mas estão carregadas de açúcar. A NiT fez uma lista com as seis piores marcas.

É preciso ter cada vez mais cuidado.

Beber água ao longo do dia é essencial para quem quer emagrecer ou simplesmente manter a forma e a saúde da pele. Como o corpo vai perdendo água, devemos ingerir 1,5 a dois litros por dia. Porém, há muitas pessoas com dificuldade em beber água ao longo do dia. Para facilitar a tarefa, acabam por optar por águas aromatizadas ou, se preferir, com sabor. O problema é que nem imaginam a tragédia que estão a cometer.

“As águas aromatizadas são bebidas à base de água que podem levar fruta, especiarias ou outros ingredientes e poderiam ser uma forma agradável de bebermos mais líquidos. Mas será que são boas? Nem por isso”, alerta a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

Neste grupo de bebidas, quase todas são feitas com extrato e/ou concentrado de fruta. Além disso, contêm açúcar sob a forma de xarope de glucose-frutose. Por isso, mesmo que o rótulo não tenha escrito “açúcar”, ele pode lá estar escondido.

Segundo a especialista, no que diz respeito ao açúcar, algumas destas águas chegam a ter cinco pacotes de açúcar em cada garrafa de 500 mililitros. Ou seja, quase 40 gramas.

Em vez de comprar águas com sabor no supermercado, é preferível fazer a sua própria versão em casa adicionando, por exemplo, um pau de canela, hortelã, gengibre ou até frutos vermelhos.

Se tiver mesmo de ir ao supermercado, a NiT diz-lhe quais são as seis piores, numa análise feita por cada 100 mililitros. Carregue na galeria para ver a lista negra.