NiTfm live

Alimentação Saudável

Atenção: estes são os 7 piores pacotes de bolachas de água e sal do mercado

Têm valores de sal e gordura acima do recomendado e ainda contêm açúcar. Resumido: são um atentado à dieta (e à saúde).

É preciso ter cuidado com elas.

Podem parecer inocentes e, por isso, um belo truque para enganar a fome entre refeições. Porém, elas podem ser um verdadeiro atentado à dieta e à saúde no geral. Estamos a falar das populares bolachas de água e sal.

“O consumo excessivo de alimentos ricos em gordura, especialmente a saturada, promovem um aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, e estas bolachas podem contribuir”, conta à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

É que este snack é tudo menos saudável. De acordo com a especialista, que também é autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, além de terem gordura (normalmente de palma) e sal, estas bolachas têm outros aditivos desnecessários na sua composição.

Contêm açúcar — geralmente, sob a forma de dextrose ou xarope de glucose-frutose — e a quantidade de fibra é baixa ou nula. Costumam ainda ser hipercalóricas, já que têm mais de 400 calorias a cada 100 gramas.

“Por isso, se quer perder peso e troca o pão por bolachas de água e sal, então, é melhor pensar duas vezes. É preferível comer pão, cuja composição deverá ser só farinha, água e fermento, do que este tipo de bolachas”, alerta.

A NiT, juntamente com a especialista, analisou os rótulos dos pacotes de bolachas de água e sal à venda nos supermercados, tal como fez com as bolachas Maria. Resultado: quantidades assustadoras e um ranking com as sete piores opções. Carregue na galeria para conhecer os resultados da nossa análise.