Alimentação Saudável

As deliciosas bolinhas de atum que se fazem com 6 ingredientes

A receita da nutricionista Sónia Marcelo é das mais simples e rápidas de fazer.
Vai ficar fã.

O atum em lata é um dos produtos que quase todos os portugueses têm em casa. É versátil, uma preciosa ajuda quando o tempo é pouco e, se for em azeite ou natural, não compromete a dieta. Por isso mesmo, também os nutricionistas criam várias receitas com ele.

É o caso de Sónia Marcelo, autora do blogue “Dicas de Uma Dietista”, que sugere umas deliciosas bolinhas de atum. “É um peixe que fica bem em variadas receitas e, por isso, achei que também ficava bem neste formato”, diz.

O resultado final.

A proposta da especialista faz-se com apenas seis ingredientes, entre eles farelo de aveia, que vai ser usado para panar as bolinhas. Não se preocupe, a confeção é rápida. Tome nota.

Do que precisa (para cerca de oito unidades)

— Duas latas de atum em água;
— 50 gramas de alho francês às rodelas;
— Duas colheres de sopa de azeite;
— 60 gramas de farinha de aveia ou amêndoa;
— Um ovo;
— Farelos de aveia para panar (a gosto).

Como se faz

Deve colocar o alho francês e o azeite num tacho, e mexer até o alho francês ficar mole. Adicione o atum e envolva bem. Retire do lume e adicione a farinha. Em seguida, molde os croquetes. 

Num prato, adicione um ovo batido e no outro prato o farelo de aveia. Passe os croquetes pelas duas coisas por essa ordem. Por fim, passe tudo para um tabuleiro e leve ao forno, pré-aquecido a 200 graus, durante 15 minutos.

Agora, carregue na galeria para descobrir 13 refeições saudáveis e fáceis com menos de sete ingredientes para fazer em casa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT