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Alimentação Saudável

As amêndoas de Páscoa que pode fazer com 4 ingredientes — e comer sem culpa

A receita da nutricionista Bárbara de Almeida Araújo é simples e rápida de preparar.
Vai querer ir já para a cozinha experimentar esta receita.

Na Páscoa há a tradição de comer amêndoas e elas surgem em versões para todos os gostos: cobertas com chocolate de leite ou branco, recheadas, caramelizadas ou tipo francês. Nutricionalmente, este fruto seco é rico em fibra e outros importantes nutrientes, mas as versões desta época festiva são verdadeiras bombas de calorias e açúcar.

“A partir do momento em que juntamos açúcar, chocolate, sobretudo de leite ou branco, e aditivos como corantes, antiaglomerantes ou emulsionantes, deixamos de estar perante um alimento saudável”, diz à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

A boa notícia é que a autora do blogue “Manias de Uma Dietista” tem uma alternativa deliciosa e saudável que pode fazer em casa. A melhor parte é que só precisa de quatro ingredientes.

“A vantagem de fazer em casa é que podem controlar a quantidade de açúcar, escolher o tipo de açúcar utilizado e ainda combinar diferentes sabores. Experimente, por exemplo, adicionar gengibre em pó, baunilha ou canela.”

A nutricionista utilizou uma mistura de frutos secos, mas pode apenas usar amêndoas. A preparação demora cinco minutos — o resto é por conta do forno.

Ficam deliciosas.

Do que precisa

— 150 gramas de amêndoas;
— Quatro colheres de sopa de xarope de tâmara ou mel;
— Oito colheres de sopa de água;
— Quatro colheres de sopa de cacau.

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a 180 graus. Num tacho coloquei o mel ou xarope de tâmara (ou outro), a água e o cacau. Leve a lume brando e mexa até engrossar ligeiramente.

Envolva as amêndoas e disponha num tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno durante cerca de dez a 15 minutos. Deixe arrefecer e guarde num recipiente fechado.

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