NiTfm live

Alimentação Saudável

As alturas do dia em que deve beber água para ter energia (e ajuda na dieta)

Há quatro momentos essenciais — mais um especialmente importante para quem quer emagrecer.
Vai querer saber isto.

Nunca é demasiado relembrar uma das regras mais importantes do mundo saudável: ingerir, pelo menos, 1,5 a dois litros de água por dia. Ou, se preferir, oito copos. Seja apenas água, com limão ou em forma de infusão, este é um passo fundamental para quem procura ter mais energia e perder ou controlar o peso.

Há uma razão simples (ou várias) para a água ser tão importante: transporta os nutrientes para as células, ajuda na digestão, regula a temperatura corporal e ainda tem um papel importante no sistema circulatório.

Além disso, esta bebida vai contribuir para uma pele mais bonita, hidratação, músculos, articulações mais saudáveis e não só.

“A água será sempre a melhor bebida, já que hidrata, sacia e não possui calorias. Ajuda a acelerar o metabolismo e o bom funcionamento intestinal”, conta à NiT a nutricionista Sónia Marcelo, autora do blogue “Dicas de Uma Dietista“.

Os quatro momentos do dia em que deve beber água

Segundo a revista espanhola “Glamour“, há quatro alturas específicas do dia em que devemos privilegiar o consumo desta bebida, sobretudo se quer ter energia extra para aguentar um dia inteiro de trabalho.

1. Ao acordar

Quando o despertador tocar, em vez de ir ver as últimas notícias ou imagens inspiradoras nas redes sociais, levanta-se e vá beber, pelo menos, um copo de água ainda com o estômago vazio. Assim, pode também repor os níveis de hidratação que baixam bastante durante a noite.

Vários especialistas já explicaram que “para ativar e fornecer energia para o corpo é aconselhável beber dois copos de água quando nos levantamos”.

2. Antes de comer

Pode parecer apenas um truque para encher o estômago e, consequentemente, comer menos na refeição, mas não é. De acordo com a mesma publicação, e como vários nutricionistas já revelaram à NiT, beber um copo de água antes da refeição irá facilitar o processo de digestão e evitar quedas de energia depois de comer. Isto vai dar imenso jeito depois do almoço, não é?

3. Antes de tomar banho

Sim, leu bem: antes de tomar banho. Como adianta a “Glamour”, beber um copo de água nesta altura do dia “ajuda a manter a pressão arterial e evitar problemas devido a mudanças de temperatura”.

4. Antes, durante e depois da prática desportiva

Embora pareça demasiado óbvio, muita gente ignora a importância de beber água nesta fase do dia. Mas, não se esqueça, quando transpiramos estamos também a perder água e a desidratar. Portanto, é essencial beber água (em pequenas quantidades) ao longo do treino, de forma a manter o ritmo e, claro, a energia.

Não beba água nesta altura do dia — pode ser a razão para não emagrecer

No que diz respeito ao processo de emagrecimento, especificamente, há um erro comum que pode estar a custar-lhe quilos a mais na balança: beber água durante as refeições. Não é que o líquido ingerido engorde mas há um problema: dilata o estômago e provoca a sensação de inchaço abdominal.

Segundo a nutricionista Sónia Marcelo, esta dilatação reduz a sensação de saciedade e faz com que acabe por comer mais. Resultado: excesso alimentar durante o dia e, consequentemente, aumento de peso.

Além disso, a sensação de inchaço gera desconforto e faz com que sinta que não está a alcançar resultados na dieta, o que pode ser desmotivador.

Neste caso, o ideal é ingerir líquidos (de preferência água) 20 minutos antes ou 60 minutos após as refeições. Quem não consegue mesmo pôr a água de parte enquanto come, não deve ultrapassar os 200 mililitros.

Se a intenção for facilitar a digestão, além da água, o chá morno é uma opção. Mas atenção aos chás com taninos (cafeína), já que eles diminuem a absorção de ferro dos alimentos.

Se tem dificuldade em beber chá e água, saiba que há outras formas de hidratação. Carregue na galeria para conhecer cinco alternativas.