Alimentação Saudável

As almôndegas vegan (e saudáveis) ao estilo IKEA que pode fazer em casa

São macias, suculentas e deliciosas. Pode tomar nota da receita e fazer o teste.
Vai querer experimentar já.

“Fui uma única vez almoçar na IKEA e comi almôndegas vegetarianas (ou veganas). Tenho a dizer que achei tudo aquilo muito divertido”, revela Sandra Nereu no blogue “Panelinha de Sabores”. Pelos vistos, não se esqueceu daquela refeição e decidiu replicar o prato em casa.

Após várias tentativas — as primeiras falhadas —, conseguiu chegar a uma versão vegan e saudável ao estilo do restaurante da marca sueca. São suculentas, macias e o sabor mais ou menos intenso pode ser controlado de acordo com os temperos.

Ficam assim.

A lista de ingredientes é extensa, mas não se assuste, vai dar conta do trabalho. A autora da receita garante que o resultado final vale cada minuto dispensado.

Do que precisa

— Uma colher de sopa de azeite;
— Uma cebola pequena picada;
— Dois dentes de alho picados ou uma colher de chá de alho seco granulado;
— Um quarto de couve lombarda ralada;
—Uma cenoura ralada;
— Um pimento pequeno cortado em pequenos pedaços;
— Meia chávena de ervilhas;
— Meia lata pequena de milho;
— Duas mãos cheias de espinafres baby;
— 350 gramas de grão de bico cozido;
— Uma colher de chá de açafrão;
— Meia colher de chá de pimentão doce;
— Uma pitada de sal;
— Salsa picada (a gosto).

Como se faz

Comece por ralar a couve e a cenoura. Pique a cebola e o pimento. Escorra e lave o grão de bico em água corrente, e triture em puré sem qualquer líquido.

Coloque um tacho ao lume com o azeite, a cebola e o pimento. Quando a cebola e o pimento amolecerem, adicione a couve e a cenoura. Envolva bem e junte as ervilhas e o milho. Volte a envolver. Deixe cozinhar durante dois minutos para que a couve posa murchar.

Em seguida, pique os espinafres com uma faca e adicione ao tacho. Envolva e junte o puré de grão de bico. Misture tudo e tempere com o açafrão, pimentão doce, salsa seca e sal. Deixe cozinhar mais dois minutos. Envolva tudo novamente, retire do lume e deixe arrefecer até conseguir moldar bolas com a massa obtida.

Coloque o forno a aquecer a 200 graus. Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal. Use as mãos para fazer bolas com o preparado de grão e couve, coloque-as no tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 30 minutos, até dourarem ligeiramente.

“Servi com molho de iogurte de soja. Para o molho misturei num iogurte de 125 gramas uma colher de chá de mostarda Dijon, outra de molho de soja e uma de levedura nutricional”, revela Sandra Nereu.

Carregue na galeria para descobrir mais 12 almoços saudáveis para comer em casa ou no  trabalho, desta vez sugeridos pela nutricionista Maria Gama, autora do blogue NiT “Põe-te na Linha“.

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