NiTfm live

Alimentação Saudável

Aqui estão uns belos e incríveis queques de aveia (sem açúcar)

A versão sugerida pela nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida inclui banana e laranja.
Há quem adicione pepitas de chocolate negro por cima.

Quando estiver com uma vontade incontrolável de comer um doce, não vá à pastelaria mais próxima. Tire dez minutos do seu dia e prepare queques caseiros. Há versões deliciosas e saudáveis que podem fazer parte da dieta, como a receita com aveia, laranja e banana da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida.

“É uma delicia para fazermos para o lanche, por exemplo. Usei mel para evitar o açúcar refinado”, conta a autora do blogue NiT “Loveat“.

As quantidades servem para 16 queques.

Só vai precisar de sete ingredientes para preparar esta versão. Depois, o forno trata do resto.

Do que precisa (para 16 queques)

— Uma chávena de farinha de aveia integral;
— Uma banana;
— Raspa e sumo de uma laranja;
— 90 gramas de mel;
— Uma colher de chá de fermento;
— Três ovos;
— Duas colheres de sopa de óleo de coco.

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a 200 graus. Em seguida, bata as claras em castelo. Numa taça deve esmagar a banana. Junte a raspa e o sumo da laranja, as gemas e o mel. Bata tudo muito bem até ficar cremoso e acrescente o óleo de coco derretido. Por gim, envolva tudo.

Misture a farinha e o fermento até obter uma massa uniforme. Envolva delicadamente as claras em castelo. Distribua por formas de queques em papel e levar ao forno, aquecido a 180 graus, durante 20 minutos. Deixe arrefecer e sirva.

Carregue na galeria para descobrir outras receitas de queques saudáveis para preparar em menos de dez minutos, como uma versão com canela e outra com banana e abacate.