Alimentação Saudável

Aprenda a fazer ketchup, maionese e mostarda em casa — são bem mais saudáveis

São molhos baixos em calorias, mas igualmente deliciosos. A nutricionista Marta Mourão, do Holmes Place, partilhou as receitas com a NiT.

Quem nunca comeu um hot dog de uma rulote que atire a primeira pedra. Eles são deliciosos e durante aqueles minutos queremos saber de tudo menos do sentimento de culpa. O problema chega depois, quando pensamos nos maus ingredientes que fazem com que um hot dog se torne num autêntico prato de estrelas Michelin durante cinco minutos. Sim, gente, a fome tem destas coisas.

Se este cenário acontecesse apenas à beira da estrada estava tudo bem. Mas se a sua lista de compras inclui ketchup, maionese e mostarda de fabrico industrial, pode estar a cometer o mesmo erro duas vezes.

“Estes molhos podem ter ingredientes nutricionalmente desadequados como sal em excesso, gorduras hidrogenadas, açúcar, intensificadores de sabor e corantes”, explica à NiT Marta Mourão, nutricionista da cadeia de ginásios Holmes Place.

Desengane-se se pensa que as versões light são a solução. Embora os ingredientes tenham outros valores, eles não deixam de estar presentes. Alguns destes molhos até podem ser de baixo teor calórico, mas “as doses usadas durante a refeição são sempre mais elevadas do que o recomendado”.

A solução não passa por comer cozidos e grelhados sem qualquer tipo de molho. Pode utilizá-los, preparando-os em casa e com alimentos frescos.

Carregue na imagem para aprender a fazer ketchup, maionese e mostarda em casa.

outros artigos de alimentação saudável