NiTfm live

Alimentação saudável

Sente-se ansioso e nervoso? A solução está na alimentação

Falámos com a nutricionista Catarina Teles que nos explica que aquilo que comemos tem, de facto, influência na forma como nos sentimos. A ansiedade pode ser reduzida, mediante o consumo de alimentos específicos. Conheça-os.

Ansiedade e stress: dois estados que marcam o nosso estilo de vida atual. E quando somos invadidos por estes sentimentos, procuramos conforto em algum lado. A comida costuma ser uma das soluções mais fáceis e rápidas, sobretudo aquela que está cheia de gordura e cheia de açúcar. Se nos faz sentir melhor? Sim, faz. Mas é um estado temporário — ou seja, além de, a longo prazo, não resolver nada, faz mal à saúde.

Catarina Teles é nutricionista do Holmes Place e explica à NiT que “este desequilíbrio a nível emocional está associado a um descontrolo alimentar, levando a um aumento da ingestão da chamada comida de conforto, que se caracteriza, muitas vezes, por alimentos ricos em gordura e açúcar.”

Mas, com as opções certas, a comida pode ser, de facto, um aliado no combate ao problema da ansiedade. Como explica a nutricionista, “uma alimentação equilibrada, com os alimentos certos, poderá ajudar a regulação hormonal e do sistema nervoso, reduzindo a ansiedade.”

Há quatro grupos específicos de alimentos que desempenham uma função no combate ao stress. O segredo está nos seus constituintes. A nutricionista indicou quatro.

Para os conhecer, carregue na imagem.