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Alimentação Saudável

A água com limão pode mesmo resultar — e esta é a melhor forma de a beber

Fazer uma filtragem com carvão ativo pode ajudar a eliminar as toxinas da bebida, garante especialista.
O ideal é beber de manhã.

Beber água com limão é um daqueles velhos truques conhecidos por todos que ajudam a desintoxicar o organismo. No entanto, por mais que seja consensual, não há milagres: se quiser realmente ser saudável ou perder peso, não basta recorrer à receita caseira todas as manhãs.

Na verdade, o bem-estar físico resulta da soma de todos os hábitos saudáveis que adotamos ao longo do dia, desde a quantidade de horas que dormimos ao exercício que praticamos, passando também pelos alimentos que escolhemos às refeições. Associado a tudo isto, beber água com limão pode, sem dúvida, resultar e ajudar a queimar gordura.

A água com limão é útil para limpar o organismo, mas também a ativar o seu funcionamento e a acelerar o metabolismo. “É interessante incorporá-la à primeira hora da manhã, quando os nossos mecanismos de drenagem estão mais ativos, e assim potenciar a eliminação de líquidos”, afirmou à “Vogue” espanhola a psicóloga da nutrição Itziar Digón.

Já Lucie Kinsman, uma naturopata francesa — que trabalhou com conceituadas marcas de beleza internacionais, como a Shiseido —, explicou à mesma publicação que é importante filtrar a água com filtros de carvão ativo para eliminar possíveis toxinas. Ao mesmo tempo, o limão deve ser incorporado em rodelas e sem espremer, para que possa aproveitar todos os seus benefícios.

“O limão ajuda a desintoxicar o fígado, a aumentar a imunidade e a energia”, revela. Além disso, complementar a bebida com condimentos, como folhas de manjericão ou estragão, aumenta os benefícios ao conferir propriedades antiespamódicas (ou seja, que reduzem os espasmos musculares). Se preferir, pode optar por folhas de menta, que ajudam a relaxar.

Pode ajudar, desde que faça parte de um estilo de vida saudável.

“Inclua também algumas rodelas de pepino, que hidratam e drenam”, continua. Segundo a especialista, pode aproveitar para fazer águas frutadas, seja com frutos vermelhos ou bagas goji, que são aromáticos e têm propriedades terapêuticas.

Em fevereiro, a NiT já tinha recordado as propriedades do limão: é rico em vitamina C, protege as células dos radicais livres e fortalece o sistema imunitário. Além disso, segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, é útil para aliviar os sintomas de indigestão.

“Algumas teorias indicam que o limão pode mesmo ajudar a emagrecer, já que a fibra presente no alimento é uma fibra solúvel (pectina) que promove uma sensação de saciedade. Ou seja, beber um copo de água com limão vai fazer com que se sinta cheio durante mais tempo e, consequentemente, coma menos”, explicou.

Em relação à temperatura da água, quando se trata de perda de gordura, há vários especialistas que dizem que a temperatura da água não fará necessariamente diferença. Porém, há estudos que apontam o contrário. Por exemplo, uma investigação da Universidade de Arkansas de Ciências Médicas, nos Estados Unidos, mostrou que a água gelada queima oito calorias a mais do que a água a temperatura ambiente.

Por outro lado, a edição de junho de 2016 do “International Journal of Nursing Research and Practice” contém um estudo que evidencia os benefícios de beber a água morna. Os participantes que o fizeram conseguiram perder mais quilos e mais centímetros na cintura quando comparados com aqueles que beberam água à temperatura ambiente. É também esta a temperatura que aconselha a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

A seguir, carregue na galeria e descubra outras dez bebidas que ficaram famosas por ajudarem no processo de emagrecimento.