NiTfm live

Alimentação Saudável

Adeus, limão: a nova receita de água para emagrecer faz-se com outra fruta

Tem 53 calorias por cada 100 gramas e é rica em fibra, vitaminas, minerais e antioxidantes.
É uma forma de variar.

A água com limão é e será sempre a receita mais popular para emagrecer. No entanto, têm surgido outras versões onde este alimento é substituído por outras frutas — e que garantem ajudar também a acabar com os quilos a mais, entre outros benefícios. Primeiro, foi a ameixa e agora é uma fruta que toda a gente tem em casa, a maçã.

Porquê este alimento? Ele é uma ótima fonte de fibras — presentes na casca. Portanto, ajuda a regular o trânsito intestinal e a controlar o apetite, evitando tragédias alimentares. É também rico em vitaminas, minerais e antioxidantes.

“Pelas suas características nutricionais, comer apenas uma maçã ajuda-nos a manter-nos saciados por algumas horas”, diz à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

Além disso, 100 gramas desta fruta significam apenas 52 calorias. Há mais uma razão para estar presente nesta receita: 80 por cento da sua composição é água, pelo que é bastante hidratante.

Mas a maçã não é o único alimento de que vai precisar. Para ser uma bebida poderosa, segundo as publicações do mundo fit, é preciso adicionar canela. A nutricionista tem uma explicação simples para o facto de este ingrediente ser adicionado ao copo: tem ação termogénica.

“Isto quer dizer que aumenta a temperatura corporal e acaba por forçar o organismo a gastar mais energia. Como consequência, queimam-se mais calorias e gordura, daí ser uma ótima aliada no processo de emagrecimento. Ela também é útil para controlar os níveis de glicémia e pode ainda contribuir para a queima de gordura abdominal”, diz à NiT.

Um artigo publicado no “Journal of Diabetes Science and Technology”, em 2010, demonstrou também que a canela ajuda a manter a sensação de estômago cheio e a limitar a elevação das taxas de glicose no sangue. Ambas as coisas são úteis no processo de perda de peso.

Porém, as vantagens não ficam por aqui. Uma vez que a canela tem propriedades anti-inflamatórias, está perante uma aliada para afastar as doenças, seja apenas uma gripe ou algo mais grave.

A combinação da maçã e da canela também ajuda a melhorar o processo digestivo, regulando o intestino, assim como a reduzir o risco de doença cardiovascular, segundo várias investigações.

É uma combinação poderosa.

A preparação da receita

A recomendação geral é beber até 400 mililitros da bebida diariamente, contudo, a quantidade ideal para cada pessoa só pode ser determinada depois de uma avaliação feita por um nutricionista.

Embora não exista um horário ideal para o consumo da bebida, a tendência é fazê-lo ainda em jejum, de forma a eliminar as toxinas acumuladas durante a noite. Tome nota da receita.

Do que precisa

— Um litro de água;
— Meia maçã;
— Um pau de canela.

Como se faz

Comece por limpar bem, descascar e cortar a maçã em fatias. Coloque o pau canela e as fatias de maçã dentro de uma jarra com um litro de água. Deixe a água de maçã descansar durante, aproximadamente, uma hora no frigorífico. Atenção: 

Mas, lembre-se, a ação isolada do copo de água com maçã e canela não é a fórmula milagrosa para perder o excesso de peso. Para atingir o seu objetivo, deve ver esta bebida como uma ajuda extra e esporádica. É necessário que continue a manter uma alimentação equilibrada e a praticar exercício físico regularmente. É a combinação de tudo que vai ajudá-lo a obter resultados mais depressa.

Se estiver grávida não deve consumir esta água, uma vez que a canela pode provocar contrações musculares. Devido ao efeito termogénico deste alimento, a receita também não é aconselhada a quem sofre de hipertensão.

Caso continue fiel à receita de água de limão mas quer variar sem deixar este alimento de fora, saiba que há sete ingredientes que pode juntar ao copo para conseguir mais benefícios. Carregue na galeria para descobrir quais são.