NiTfm live

Alimentação Saudável

A versão de chocolate Twix que pode fazer em casa — e comer sem engordar

A receita do blogue "Mamã Paleo" é baixa em hidratos de carbono e não contém glúten.
Neste momento, somos um emoji a babar-se.

Toda a gente tem aquele (ou aqueles) chocolate favorito que obriga a fazer um enorme esforço para não o devorar — pelo menos é assim para quem não quer comprometer o plano alimentar. E se lhe dissermos que, afinal, ele pode fazer parte da dieta? Ana S. Guerreiro, autora do blogue NiT “Mamã Paleo”, criou uma receita de chocolate Twix para fazer em casa e comer sem engordar — desde que seja consumida com moderação. 

É uma versão low carb, ou seja, baixa em hidratos de carbono. Entre a lista de ingredientes, destacam-se as farinhas de amêndoa e coco, a manteiga de amêndoa e o chocolate com, pelo menos, 85 por cento de cacau. Já o glúten e os lacticínios ficam de fora.

O resultado final.

Começa por preparar a bolacha, passa para o recheio e, finalmente, chega à cobertura. Mas, não se assuste: a preparação é rápida. As quantidades permitem fazer cerca de dez barras.

Do que precisa

Para a bolacha
— Um ovo médio;
— Duas colheres de sopa de azeite ou de óleo de côco;
— 80 gramas de farinha de amêndoa;
— 60 gramas de farinha de coco ou de amêndoa;
— 30 gramas de linhaça moída;
— Uma colher de chá de fermento sem glúten para bolos;
— Uma pitada de sal.
Para o recheio
— 80 gramas de manteiga de amêndoa.
Para a cobertura
— 100 gramas de chocolate com pelo menos 85 por cento de cacau;
— Uma colher de sopa de azeite, óleo de coco ou leite de amêndoa.

Como se faz

Para a bolacha deve misturar todos os ingredientes e estender a massa até ficar com 0,7 ou um centímetro de altura. Corte em pequenas barras. Em seguida, leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante 15 minutos. Vire as bolachas e deixe durante mais cinco minutos. Coloque sobre uma grelha para arrefecer.

Para o recheio, coloque tudo numa taça e triture com a varinha mágica até obter uma pasta homogénea. Quando as bolachas estiverem bem frias, deve cobrir com a pasta. Depois, leve ao frigorífico durante meia hora. Entretanto, derreta o chocolate com os restantes ingredientes, em banho maria. Retire as bolachas do frio e cubra-as com o chocolate. Leve ao frigorífico de novo, pelo menos uma hora. Conservar no frigorífico.

Aproveite e carregue na galeria para conhecer sete sobremesas deliciosas até 150 calorias, sugeridas pela nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, autora do blogue NiT “Loveat“, que também pode fazer em casa.