NiTfm live

Alimentação Saudável

A tarte de maçã vegan (e sem açúcar) que vai querer provar já

A sugestão do blogue “Panelinha de Sabores” é saudável e não contém glúten.
Vai entrar para o seu top 3.

A tarte de maçã é um doce que nunca passa de moda e, por isso, é difícil resistir-lhe. Porém, tal como aconteceu com outras receitas, têm vindo a surgir várias versões saudáveis — para felicidade de quem está a seguir uma dieta. O blogue “Panelinha de Sabores” tem uma proposta para partilhar.

Sendo a maçã um alimento que ajuda a controlar o apetite, a autora, Sandra Nereu, utilizou esta fruta na base e no recheio. “Ficou tão boa que no espaço de dois dias fiz duas e a família devorou tudo”, conta.

Embora seja mais saudável, deve comer este doce com moderação.

Resultado: uma alternativa deliciosa, saudável e vegan. Além disso, não contém açúcar nem glúten.

Do que precisa

— Meia caneca (120 mililitros no copo medidor) de farinha de aveia;
— Quatro colheres de sopa de farinha de linhaça;
— Cinco colheres de sopa de farinha de coco;
— Uma colher de chá de fermento em pó;
— Duas colheres de chá de canela em pó;
— Uma pitada de sal;
— Oito colheres de sopa de puré de maçã (1 maçã grande ou duas pequenas);
— Duas colheres de sopa de azeite;
— Duas colheres de sopa stevia líquido.
Para o recheio
— Quatro maçãs pequenas (de qualidades diferentes);
— Sumo de meio limão;
— Três colheres de sopa rasas de amido de milho ou polvilho doce;
— Duas colheres de chá de canela em pó;
— Um quarto de colher de chá de noz moscada;
— Uma colher de sopa de agave ou mel.

Como se faz

Para a base, aqueça o forno a 180 graus. Forre com papel vegetal e unte uma forma de fundo amovível de 22 centímetros de diâmetro. Entretanto, faça o puré de maçã: descasca a fruta e parte aos pedaços; coloca num copo alto com algumas gotas de limão, tapa com película aderente e leva ao microondas durante três minutos; no final, retira e tritura com a varinha mágica.

Em seguida, numa tigela mistura os ingredientes secos da base. Junte o puré de maçã, o azeite e o adoçante. Misture bem até ter uma massa em forma de bola. Coloque a massa na forma e estique com as mãos no fundo e nas laterais para fazer a base. Pique toda a superfície com um garfo e leve ao forno durante dez minutos.

Enquanto a base está no forno, faça o recheio. Descasque e cortei as maçãs em gomos finos e cada gomo ao meio. Regue com sumo de limão. Adicione os restantes ingredientes do recheio e envolva tudo.

Retire a base do forno e acrescente a mistura de maçã. É importante que deixe o mínimo de espaços livres. O recheio de maçã deve sobrepor bastante a base, já que ela vai baixar bastante quando estiver a assar. Tape com uma folha de alumínio e leve ao forno novamente durante 40 minutos. Retire a folha de alumínio dez minutos antes de terminar o tempo.

Carregue na galeria para descobrir outras nove sobremesas saudáveis, desde mousse de manteiga de amendoim a arroz doce de aveia.