NiTfm live

Alimentação Saudável

A sopa detox que vai ajudá-lo a recuperar dos excessos do Natal

A receita da nutricionista Lillian Barros contém um poderoso alimento, que ajuda a acelerar o metabolismo.
Uma opção bem quentinha.

Depois das dezenas de sonhos, rabanadas, filhós e bombons de chocolate que provou nos últimos dois dias, 24 e 25 de dezembro, é possível que esteja a sentir-se (demasiado) cheio e com alguns (muitos) remorsos, sobretudo se estava a tentar perder peso. Mas nada tema: há uma receita de sopa que pode ajudar.

Não é a solução para todos os males, mas permite fazer uma refeição leve e saciante, com uma quantidade modesta de hidratos de carbono e calorias, assim como desintoxicar o organismo.

A sugestão é da nutricionista Lillian Barros, autora do blogue NiT “Santa Melancia”, e contém alimentos tão simples como cenoura, laranja e coentros. Porém, há um ingrediente extra que faz toda a diferença: o gengibre.

Trata-se de um alimento termogénico, o que quer dizer que vai ajudá-lo a acelerar o metabolismo e a queimar gordura mais depressa. Há mais uma vantagem: é útil no processo de digestão.

“Nem todas as sopas são iguais — é uma verdade — e, por vezes, encontramos receitas que constituem assustadoras bombas disfarçadas. Contudo, se soubermos combinar bem os ingredientes podemos encontrar um verdadeiro oásis nutricional”, pode ler-se no blogue da especialista.

É deliciosa.

Do que precisa (para duas doses)

— Uma cebola;
— Cinco a seis cenouras;
— Uma courgette;
— Duas mãos cheias de coentros frescos;
— Uma rodela de gengibre fresco;
— Uma laranja;
— Duas colheres de sopa de azeite virgem extra;
— Pimenta preta (a gosto);
— 300 mililitros de água.

Como se faz

Coloque uma das colheres de azeite numa panela e junte a cebola grosseiramente picada, a courgette e as cenouras. Deixe cozinhar ligeiramente durante cerca de cinco minutos. Adicione o restante azeite, a água, os coentros e o gengibre e deixe cozinhar durante cerca de 20 a 25 minutos.

Esprema o sumo da laranja. Triture com a varinha mágica, até obter um creme sedoso e tempere com uma pitada de pimenta preta. Está pronto a servir. Pique um pouco de coentros frescos e coloque sobre o prato.

Sugestão da nutricionista: “Raspe um pouco de casca de laranja sobre a sua sopa e adicione algumas sementes a gosto.”

Carregue na galeria para tomar nota de outras seis sopas detox criadas por Lillian Barros que, além de ajudarem a recuperar os excessos dos últimos dias, são ideais para quem está a tentar emagrecer.