Alimentação Saudável

A resposta a todas as dúvidas: qual é a versão menos saudável do Cornetto?

Pode fazer os seus palpites, mas o mais certo é ficar surpreendido no final.
Tente adivinhar.

Durante muitos anos, a ideia de vender um gelado num cone congelado era vista como impensável, já que o gelado iria absorver dentro da bolachas durante o processo de fabricação. Pelo menos era isto que pensavam os especialistas do setor. Conta a história que, em 1959, Spica, um fabricante de gelados italiano, que vivia em Nápoles, resolveu o problema com um isolamento de waffle no interior do cone, conseguindo com óleo, açúcar e chocolate.

Porém, o gelado não teve muitos adeptos e, em 1976, a Unilever comprou a patente e iniciou a comercialização do produto em todo o mundo, através da marca Algida. A propagação foi enorme, tendo surgido mais tarde outras versões deste género.

“O Cornetto nasceu em 1980, e desde então aperfeiçoamos a nossa receita para tornar o sabor de cada Cornetto ainda melhor do que o anterior. Cada Cornetto leva as tuas papilas gustativas numa viagem deliciosa: desde a tentadora cobertura, passando pelo gelado suave, pelo cone de bolacha crocante até ao pedacinho final de chocolate na base”, pode ler-se no site português da Olá.

O Choc ‘n’ Ball é um dos mais populares.

Neste momento, é possível encontrar sete versões à venda no nosso País: morango, chocolate, clássico, clássico isento de glúten, vegan, Choc ‘n’ Ball e Cookies ‘n’ Dream. Qual será o mais calórico? Foi isso que a NiT tentou descobrir.

Analisámos os rótulos de todas as versões e ficámos surpreendidos. A pior opção contém 352 calorias, 21 gramas de lípidos (dos quais 14 gramas são saturados), 38 gramas de hidratos de carbono (dos quais 29 gramas são açúcares)  e 0,23 gramas de sal por unidade (160 mililitros). Esta descrição pertence ao Choc ‘n’ Ball, um cone com gelado de baunilha, com pedaços de chocolate de leite, coberto de chocolate e amêndoas.

O segundo Cornetto com o valor energético mais elevado é o Cookies ‘n’ Dream — com gelado de baunilha, pedaços de chocolate, xarope de chocolate e coberto com um disco de cacau. Neste caso, cada gelado destes (120 mililitros) significa 242 calorias.

Terá muitas calorias?

O terceiro lugar pode surpreendê-lo, já que pertence ao clássico isento de glúten. Traz um cone sem glúten com gelado de nata e pedaços de avelã e chocolate no topo. Cada unidade (125 mililitros) contém 239 calorias.

Já aqueles que ficam no fim da lista, o que significa que têm menos calorias, são os Cornetto clássico (130 calorias por gelado) e de morango (131 calorias por gelado). Também os valores de gordura e açúcares são mais baixos. Portanto, da próxima vez que estiver na dúvida entre quais deve escolher, não se esqueça destes valores.

Se também é fã de bolos de pastelaria, aproveite e carregue na galeria para conhecer as dez opções que têm menos calorias.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT