Alimentação Saudável

A receita fit mais improvável de sempre — mas deliciosa

Courgette e chocolate. Parece uma combinação estranha? Mas é incrível. A NiT explica-lhe porquê.

Queremos isto agora, por favor.

Aveia com banana ou ovos com abacate — no que diz respeito à alimentação saudável, fazemos sempre as mesmas combinações. Para sair da rotina, temos a receita mais improvável de sempre, mas igualmente deliciosa. Courgette e chocolate, parece uma combinação estranha? Acredite, é incrível. A NiT explica-lhe porquê.

Em termos nutricionais, a courgette é rica em potássio, manganês, vitamina C e tem baixo valor calórico. Além disso, é uma ótima fonte de fibra, vitamina B6 e folato. O chocolate dispensa apresentações. Contudo, embora seja calórico, pode ser utilizado de forma moderada e inteligente.

A combinação destes dois ingredientes pode criar “um pão leve, húmido e que literalmente se derrete na boca”, explica à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

Ingredientes:

— Uma chávena e meia de farinha de amêndoa;
— Uma colher e meia de chá de bicarbonato de sódio;
— 30 gramas de cacau em pó;
— Duas colheres de chá de canela;
— Um quarto de uma colher de chá de sal;
— 175 gramas de courgette ralada;
— Um ovo;
— 65 gramas de iogurte grego;
— Um quarto de uma chávena de óleo de coco derretido;
— Uma colher de chá de extrato de baunilha;
— Três colheres de sopa de mel;
— Uma colher de chá de vinagre de cidra;
— Um quarto de uma chávena de nozes pecan;
— Meia chávena de pepitas de chocolate.

Modo de preparação:

Numa tigela deve misturar a farinha de amêndoa com o bicarbonato de sódio, o cacau, a canela e o sal. Noutra tigela, pode bater ovo com o iogurte, óleo de coco, baunilha, mel e o vinagre de cidra. Misture a courgette ralada, as nozes pecan partidas e as pepitas de chocolate.

Com uma espátula, misture os ingredientes secos e os húmidos. Coloque numa forma de silicone e leve ao forno durante 35 minutos a 180 graus. Deixe arrefecer completamente antes de cortar.