NiTfm live

Alimentação Saudável

A receita de bolachas de gengibre e alfarroba que vai querer provar já

A proposta da nutricionista Lillian Barros, autora do blogue “Santa Melancia”, vai tornar-se na sua favorita.
São deliciosas.

Os dias passados no sofá pedem mantas, bebidas quentes, Netflix e, claro, snacks. Na última parte, esteja a seguir uma alimentação saudável ou a tentar emagrecer, todas as escolhas fazem a diferença. Se não vive sem bolachas, por exemplo, temos uma versão amiga da dieta para partilhar.

A sugestão da nutricionista Lillian Barros, autora do blogue NiT “Santa Melancia”, tem como protagonistas a alfarroba e o gengibre — dois ingredientes bastante conhecidos no mundo fit. A canela e a farinha de aveia também fazem parte da lista de nove alimentos de que vai precisar.

Pode fazer em forma de coração, por exemplo.

“Já não vai precisar resistir à vontade de comer uma bolacha, estas são saudáveis”, garante a especialista.

Do que precisa

— Meia chávena de farinha de amêndoa;
— Uma chávena de farinha de aveia;
— Duas colheres de sopa de farinha de alfarroba;
— Meia colher de sopa de açúcar de coco;
— Uma colher de chá de canela em pó;
— Uma colher de café de gengibre em pó;
— Um ovo;
— Uma colher de chá de fermento em pó;
— Uma colher  de chá de bicarbonato de  sódio.

Como se faz

Comece por levar o miolo de amêndoa a tostar numa frigideira e mexa até torrar levemente (passo opcional). Deixe arrefecer e junte às farinhas, fermento, especiarias, açúcar de coco bicarbonato.

Em seguida, junte o ovo e envolva bem. Caso seja necessário, adicione farinha de amêndoa ou de aveia até a massa deixar de pegar aos dedos.

Com a  ajuda do rolo, estenda a massa até conseguir uma espessura mais ou menos homogénea com cerca de cinco milímetros. Com forminhas, corte a massa e disponha num tabuleiro, sobre papel vegetal.

Depois de utilizada toda a massa, coloque as formas no forno, pré-aquecido a 180  graus, durante cerca de 15 minutos. Deixe arrefecer e estão prontas para comer, sendo que também pode guardar para mais tarde.

Carregue na galeria para conhecer outras sete receitas de bolachas para comer no sofá sem estragar a dieta — há uma versão saudável de Chipmix e uma combinação de banana e aveia.