Alimentação Saudável

A receita de barras (deliciosas) para quem não quer engordar

São de quinoa, aveia e alperce e preparam-se em cinco minutos. Depois, o forno trata do resto.

Queremos isto agora.

A quinoa destaca-se pelo elevado teor em cálcio, ferro e zinco, sendo indicada para os miúdos. Porém, é também uma aliada para quem quer estimular os músculos, devido à presença de caseína. A aveia dispensa apresentações, não é? Ela diminui a hormona responsável pela sensação de fome, a grelina. Já o alperce é uma ótima fonte ferro e fibras. Agora, imagine uma receita que junta este três ingredientes — ela existe.

São barras (ou quadrados) sem glúten e sem lactose que podem ser ingeridos desde os 12 meses aos 99 anos. Ou seja, é ideal para os mais pequenos, mas também é uma opção para quem está de dieta.

A receita da nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, prepara-se em cinco minutos. Depois, o forno trata do resto.

Do que precisa

— Duas bananas;
— 90 gramas de flocos de aveia;
— 170 gramas de quinoa demolhada;
— Duas colheres de sopa de manteiga de amêndoa;
— Duas colheres de sopa de xarope de tâmara (ou mel);
— 10 alperces secos cortados aos pedaços.

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a 180 graus. Esmague a banana com a ajuda de um garfo. Numa tigela deve colocar a banana esmagada, a aveia e a quinoa e, de seguida, misturar tudo. Acrescente os restantes ingredientes e misture bem. Deite o preparado num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Deixe arrefecer e corte em barras ou, se preferir, aos quadrados. Pode conservar no frigorífico.

Pode usar xarope de tâmara ou mel.