NiTfm live

Alimentação Saudável

A nutricionista que ajudou Ivete Sangalo abriu um consultório em Lisboa

O espaço de Amélia Duarte fica no Parque das Nações. Ela é especializada em nutrição funcional e ortomolecular.
A cantora brasileira foi sua paciente.

Amélia Duarte tem 64 anos e é de Salvador da Baía. Conhecida por ter sido nutricionista de cantores como Ivete Sangalo, Gal Costa ou Xanddy, entre outros, largou o seu consultório no Brasil para recomeçar do outro lado do oceano. Veio para Portugal por causa de um novo amor. Falou com a NiT sobre isso e também dos truques de nutrição que sugeriu à intérprete de “Sorte Grande” (mais conhecida por “Poeira”).

Fomos até ao consultório de Amélia no Parque das Nações, em Lisboa. À entrada do espaço existe uma loja onde vende os suplementos alimentares que recomenda aos seus pacientes. Sentámo-nos na sua sala, tal e qual como numa consulta. Ao lado da secretária encontra-se uma balança de bioimpedância. O local é amplo e acolhedor, embora não tenha janelas.

Amélia Duarte é nutricionista clínica e especialista em nutrição funcional e ortomolecular e começa por explicar estes termos que muita gente ainda desconhece.

“A nutrição funcional não só nutre como usa as substâncias bioativas dos alimentos para tratar e prevenir doenças”, explica. Para definir a ortomolecular, a nutricionista dá um exemplo.

“Usamos os nutrientes dos alimentos para dar um equilíbrio ao nosso organismo. Imaginemos que o nosso corpo é uma orquestra e os músicos são as células. Se um instrumento desafinar, haverá um problema. Com o nosso corpo é a mesma coisa, as nossas células têm de estar bem cuidadas e nutridas para prevenir doenças”, refere.

O tomate, por exemplo, tem uma substância bioativa, chamada licopeno, que tem uma forte ação anticancerígena. “O alimento tem uma função, daí o nome da nutrição funcional”, diz Amélia.

Tem 28 anos de profissão e um consultório na Baía, que passou para a sua filha. Atualmente, vive em Lisboa com o marido português, Simão. Quando chegou a Portugal, em maio de 2018, continuava a viajar regularmente para o Brasil para atender algumas pessoas. Contudo, desde que abriu a clínica e loja no Parque das Nações, em Lisboa, no final de janeiro de 2019, que se tem dedicado aos novos pacientes.

“Tenho mais brasileiros que moram cá. Alguns até já tinham sido meus pacientes no Brasil”, conta. Quanto à comida em Portugal, diz que “a dieta mediterrânica é maravilhosa”. Mais: “Vocês aqui têm tudo.”

Amélia Duarte é nutricionista clínica.