NiTfm live

Alimentação Saudável

A nova receita de água com limão para emagrecer tem um ingrediente secreto

Juntar esta erva aromática permite acelerar o processo de perda de peso e queimar mais gordura.
Tem de adicionar mais uma coisa ao copo.

Há dezenas de versões de água com limão para hidratar, desintoxicar o organismo e — a razão pela qual a maioria procura esta bebida — emagrecer. A mais recente diz que o grande segredo está na adição de uma erva aromática que toda a gente tem em casa. Mas já lá vamos.

Vale a pena recordar primeiro as vantagens do limão. É rico em vitamina C, protege as células dos radicais livres e fortalece o sistema imunitário. Além disso, segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, é útil para aliviar os sintomas de indigestão.

“Algumas teorias indicam que o limão pode mesmo ajudar a emagrecer, já que a fibra presente no alimento é uma fibra solúvel (pectina) que promove uma sensação de saciedade. Ou seja, beber um copo de água com limão vai fazer com que se sinta cheio durante mais tempo e, consequentemente, coma menos”, explica à NiT.

Além do limão e da água, a nova tendência inclui, então, colocar salsa. Esta erva aromática utilizada em todo o mundo é uma ótima fonte das vitaminas A, C e K, de ferro, cálcio, fósforo, manganês e ácido fólico.

Há mais uma coisa importante para saber: também é uma aliada no processo de emagrecimento. De acordo com a especialista, que é autora do blogue “Manias de Uma Dietista”, 100 gramas deste alimento significam apenas 36 calorias. Com propriedades diuréticas e ação na redução do volume abdominal, o que não faltam são vantagens.

Juntar a salsa à água vai permitir combater, também, o inchaço que surge por causa da retenção de líquidos, uma vez que estimula a eliminação desse excesso de água através da urina. Portanto, junte-lhe os benefícios do limão e consegue uma bomba saudável.

Faz maravilhas.

A água deve estar fria, morna ou quente?

Quando se trata de perda de gordura, há vários especialistas que dizem que a temperatura da água não fará necessariamente diferença. Porém, há estudos que apontam o contrário. Por exemplo, uma investigação da Universidade de Arkansas de Ciências Médicas, nos Estados Unidos, mostrou que a água gelada queima oito calorias a mais do que a água a temperatura ambiente.

Por outro lado, a edição de junho de 2016 do “International Journal of Nursing Research and Practice” contém um estudo que evidencia os benefícios de beber a água morna. Os participantes que o fizeram conseguiram perder mais quilos e mais centímetros na cintura quando comparados com aqueles que beberam água à temperatura ambiente. É também esta a temperatura que aconselha a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Quanto à receita, é simples: vai precisar de um molho pequeno de salsa, um limão e 200 mililitros de água (cerca de um copo). Há quem use o uso de limão e triture tudo na liquidificadora, mas também quem faça uma espécie de infusão, colocando limão com casca (onde está a vitamina C) e a salsa.

Contudo, deve lembrar-se de que esta bebida por si só não emagrece. O água com limão e salsa tem, sim, componentes que ajudam a alcançar esse objetivo. Deve vê-la apenas como um complemento a uma alimentação saudável e à prática de exercício físico.

Agora, carregue na galeria e descubra outras dez bebidas que ficaram famosas por ajudarem no processo de emagrecimento.