NiTfm live

Alimentação Saudável

A nova dieta que promete três vezes mais resultados do que qualquer outra

A agência de ciências da Austrália revela como um programa de 12 semanas de base científica pode ser mais eficaz.
É mais simples do que parece.

Novo ano, vida nova e os mesmos objetivos de sempre: perder peso. É assim com quase toda a gente, certo? Quer seja por questões de saúde ou simplesmente para preparar o verão que vai chegar mais depressa do que imaginamos, todos queremos perder peso. Mas isso pode ser uma tarefa complicada.

Através de um estudo científico, publicado a 5 de fevereiro, a agência de ciências da Austrália, a CSIRO, conseguiu descobrir que um programa de 12 semanas pode ser clinicamente eficaz na perda de peso. E está disponível online, precisamente o que a maioria das pessoa procura.

O Total Wellbeing Diet foi um programa aplicado entre 2015 e 2019 a cerca de 60 mil pessoas para tentar perceber como uma dieta formulada cientificamente pode resultar na era do digital. Com isto, os participantes que concluíram as 12 semanas de dieta perderam, em média,, 5,3 por cento do seu peso inicial, o que representa o triplo do que perderam os participantes que começaram esta dieta sem a terminar.

“Temos provas, numa grande amostra, que combinar a dieta com um sistema de ferramentas online especialmente desenhadas resulta em perda de peso para ainda mais pessoas. Os resultados mostram que quanto mais se usa, mais pode perder”, explica Gilly Hendrie, a cientista da CSIRO que liderou este estudo.

Uma das grandes conclusões da investigação é que a dieta funciona na mesma medida tanto nos participantes mais jovens, com idades entre os 18 e os 31 anos, como com os mais velhos, entre os 51 e os 70 anos. Por outro lado, aqueles que estavam no grupo de grande risco de obesidade perderam cerca de seis por cento do seu peso inicial, o que é ainda melhor do que a média.

Este programa pode ser usado por qualquer pessoa, uma vez que é online e tem todo o acompanhamento necessário através dessas ferramentas digitais. Falamos de receitas que ajudam a diminuir o apetite por snacks que não são são saudáveis e, ao mesmo tempo, ajudam a aumentar a perda de peso. O método inclui, também, tabelas para planeamento de refeições, sugestões diárias e fóruns para participantes.

Um dos segredos do plano está no facto de as refeições serem saborosas, formuladas com alto teor de proteínas e carboidratos de baixo índice glicémico — o que ajuda a mantê-lo satisfeito — e as porções serem generosas. Além disso, as receitas sugeridas podem sempre ser trocadas por outras do plano de que goste mais e sem comprometer os resultados. Até há livros só com receitas gulosas que nem parecem saudáveis. Neste caso, a personalização do plano é também fundamental.

“Adorei a comida, que era simples e com coisas que podia comprar diariamente no supermercado. Adorei a forma como podia escolher refeições diferentes todos os dias mas também podia trocá-las para comer a mesma coisa”,  conta Sarah, que começou o plano com 158 quilos e passou para os 75 quilos.

Uma opinião semelhante tem Patrick, que começou com 122,2 quilos e perdeu 24,4 quilos: “Fui apresentado a grupos de alimentos que nunca antes tinha considerado. Comecei a ler os rótulos com atenção e gostei realmente das receitas — principalmente os smothies do pequeno-almoço”.

Atualmente, o programa Total Wellbeing Diet tem um custo de cerca de 63€ para quatro semanas e, como bónus, a oportunidade de receber um reembolso do valor gasto no programa para atingir os seus objetivos, até um máximo de perto de 182€ para quem aderir às 12 semanas.

dieta
O programa inclui acompanhamento online.