NiTfm live

Alimentação Saudável

A melhor hora para jantar — se quiser emagrecer

Antecipar uma hora a refeição pode melhorar não apenas a qualidade do sono, mas também a digestão. 
A hora do jantar é sagrada.

Gasta-se muito tempo a pensar no menu do jantar mas o horário em que a refeição é servida é posto de lado. Esperar o prime time com as séries favoritas para comer a olhar para a televisão é um erro. Antecipar o jantar em uma hora melhora não apenas a qualidade do sono, mas também a digestão e a saúde no geral. 

O corpo precisa de pelo menos duas horas para digerir os alimentos. Ou seja, quanto mais tarde for o jantar, mais tarde deve dormir. Para colaborar com o metabolismo e emagrecer, há portanto duas opções: começar a comer entre as 19 e as 20 horas ou jantar mais tarde, mas esperar duas horas antes de ir para a cama.

O nosso organismo funciona de formas diferentes de dia e à noite. De acordo com um artigo da revista “Glamour”, “não estamos preparados para comer à noite, por isso é mais difícil metabolizar os alimentos. A partir das sete da noite, o organismo começa a preparar-se para o descanso e retarda a digestão dos alimentos. A longo prazo, jantar muito tarde pode gerar problemas metabólicos tão sérios como a obesidade ou a diabetes”, explica um especialista da clínica Opción Médica.

Claro que não basta comer uma hora mais cedo para perder peso. Às vezes, por mais dietas e exercício que se faça, nem sempre se consegue eliminar aqueles quilos que estão a mais. A culpa pode ser do metabolismo, se for demasiado lento.

Entre as recomendações, a clínica Opción Médica diz que “devemos ter um cuidado especial com a dieta durante o período da noite. Os jantares precisam de ser leves. Por esta razão, comer uma fruta, um punhado de nozes ou um iogurte natural pode ajudá-lo a chegar ao jantar com menos fome”.

Não é apenas o tipo de alimentação que influencia a transformação do que comemos em energia. O número de horas que dormimos e o nível de stress também podem causar alterações.

Portanto, se quiser acelerar a queima de gorduras, carregue na galeria e tome nota das seis dicas que a NiT selecionou com a ajuda da nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, do blogue “Manias de uma dietista“.